quarta-feira, 7 de março de 2012

Presidenta do PRB Mulher-FLO Jaquelina Nascimento visita Hemopi-Floriano

Jaquelina Nascimento e a coordenadora do Hemopi Joara Leão

Uma das agendas do PRB Mulher de Floriano para comemorar a Semana da Mulher foi a visita à qual a presidente do PRB Mulher Jaquelina Nascimento e a amiga Gorete Soares fizeram ao Hemopi e na ocasião foram bem recebidas pela coordenadora Joara Leão.

" Fui muito bem recepcionada por toda equipe do Hemopi e até o final do mês o PRB Mulher estará trazendo cerca de 15 ou mais mulheres em parceria ao PRB Jovem com o objetivo de ajudar a "salvar vidas" que precisam de sangue", afirma Jaquelina Nascimento.

 A coordenadora Joara Leão mostrou o estabelecimento físico e disse que um doador salva quatro pessoas e que ficou feliz com a visita.

" Para doar sangue é preciso pesar a partir de 50 quilos, ter idade entre 16 e 68 anos, estar saudável e alimentado e apresentar documento oficial com foto. Doar amor é também doar sangue", explica a presidenta.

Jaquelina Nascimento aproveitou o momento e convidou a equipe do Hemopi a se fazer presente no dia 8 de março no Plenário da Câmara Municipal ao I Encontro do PRB Mulher em Floriano.



Saiba mais

A partir de agora, você vai conhecer as principais informações referentes a doação de sangue, a doação de amor.

Fonte: Hemopi

Veja como é simples:

1º Passo
Por meio de um documento com foto, é preenchida a ficha do doador, que ficará cadastrado no Hemocentro.

2º Passo
É coletada uma amostra de sangue para verificar a quantidade de hemácias, atestando se o candidato não esta anêmico.

3º Passo
Avaliação medica, onde é verificada a pressão arterial, peso,altura, temperatura e pulso.Também é feita uma entrevista individual, confidencial e sigilosa.O candidato não deve ficar constrangido, pois algumas perguntas de rotina serão feitas, como doenças que já teve e sobre comportamento sexual.Com as respostas, o medico avalia se o candidato está apto a doar o sangue.

4º Passo
A doação propriamente dita, que dura entre 5 e 10 minutos. Todo material usado na coleta é descartável e feito por um profissional de saúde.

O sangue é coletado numa bolsa de plástico e estéril, que seguirá para o fracionamento, enquanto uma pequena amostra desse sangue seguira para exames laboratoriais obrigatórios.
A liberação desse sangue se dará somente após os resultados dos exames, que também serão de conhecimento do doador.

5º Passo
Após a coleta, o doador deverá descansar por 15 minutos.Após o repouso, será fornecido um lanche leve, que auxilia na reidratação.Também será observado o comportamento do doador e verificado se o mesmo está bem.

Um profissional de saúde acompanhará o doador durante todo o procedimento de doação de sangue.





Nenhum comentário:

Postar um comentário