segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

NORMAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA


Por Jaquelina Nascimento

De acordo com a enciclopédia livre Wikipédia, Auditoria é um exame cuidadoso, sistemático e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.

A definição de auditoria interna, o código de Ética e as normas integram as práticas para o exercício profissional(Professional Practices Framework-PPF) de auditoria interna. O objetivo da publicação do material pelo IIA é fornecer orientação, não se propondo ser uma determinação legal ou contábil.

O auditor externo ou independente passou a emitir, além de sua opinião ou parecer sobre as demonstrações contábeis, um relatório-comentário apresentando sugestões para solucionar os problemas da empresa durante o curso normal de seu trabalho de auditoria.

O auditor interno é uma ramificação da profissão de auditor externo e, consequentemente, do contador, sendo que o auditor interno é um empregado da empresa e não deve desenvolver atividades que possa vir um dia a examinar para que não infrinja em sua independência.

De acordo com a IIA (Entidade internacional dedicada ao desenvolvimento profissional do auditor interno), os propósitos das Normas Internacionais para o exercício da auditoria interna são:

Estabelecer princípios básicos que representam a prática da auditoria interna na forma em que esta deveria ser;
Fornecer um modelo para execução e promoção de um amplo leque de atividades de auditoria interna que represente valor agregado;
Servir de base para a avaliação da auditoria interna;
Incentivar a melhoria dos processos e operações da organização.
Promover uma cultura ética na profissão de Auditoria Interna é o propósito do Código de Ética, sendo apropriado e necessário para a profissão de auditoria interna. Há dois componentes essenciais no Código de Ética, ou seja, princípios e regras de conduta, aplicando-se tanto a indivíduos como a entidades que prestam serviços de auditoria interna.

Os princípios exigidos pelos auditores internos são os seguintes:
Integridade à qual exige confiança;
Objetividade, sendo que os auditores internos apresentam o mais alto grau de objetividade profissional na coleta, avaliação, comunicação de informações sobre a atividade ou processo em exame;
Confidencialidade-Há um respeito ou valor á propriedade das informações pelos auditores internos;
Competência-Conhecimento, habilidades e experiência são aplicadas pelos auditores internos.

Há duas partes das Normas Internacionais, isto é, normas de atributo e de desempenho. A de atributo refere-se ao da organização e dos funcionários do departamento de Auditoria Interna, enquanto as de desempenho, á natureza dos trabalhos, critérios de qualidade.

A atividade de auditoria interna deve ser independente e os auditores internos devem ser objeto na execução de seu trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário