sexta-feira, 4 de março de 2011

Nove Dicas para Falar em Público


Pessoal,
amanhã irei ministrar no curso de Teologia a pastores e líderes espirituais. Resolvi inserir a parte inicial do curso que é sobre " Nove Dicas para Falar em Público" para que possamos analisar mais ainda e nos aprimorar a cada dia nas técnicas como um todo , mas sempre lembrando que ser natural é a melhor maneira.

Abraços no coração.

Por Jaquelina Nascimento


1) Pense antes de falar

Pense que o assunto que está levando é útil a quem está ouvindo. Não fale para si. Desta forma você está passando conhecimentos que beneficiarão às pessoas e você estará mais tranqüilo, sabendo que seu discurso tem utilidade.


2) Sorriso estampado na alma sempre

Transmita serenidade à platéia. Fale como se estivesse conversando com eles.Olhe sempre nos olhos. Sorria sempre, com todo o corpo.

3) Domine o assunto

Conheça a fundo sobre o tema que vai discorrer. Estude, pesquise, busque o maior número de dados possíveis sobre o assunto que vai falar. Isso lhe dará mais segurança.

4) Seja positivo e motivado sempre

Não se antecipe aos possíveis erros que possam acontecer na sua apresentação. Afirme para si que seu sucesso só depende de você, que você lembrará de tudo que precisará falar. Visualize as pessoas o aplaudindo ao final da apresentação e seu sorriso de satisfação. Pense que será a melhor apresentação da sua vida!

5) Corrija a postura e coloque sempre os pés firmes

Ficar sobre um pé só, gesticular muito rapidamente, coçar o que não deve, tudo isso acontece quando vamos falar em público e não temos consciência de nosso lugar, do espaço que ocupamos. Peça a alguém para observar seus movimentos e corrigir.

6) Leve anotações ou escreva métodos de memorizações no quadro ou slide

Existem várias formas de falar em publico, mas se você não vai ler um discurso, leve um cartão de papel grosso com as palavras-chave anotadas na seqüência que você irá falar.

7) Vícios de linguagem devem ser evitados

Aqui o “né” impera. Também tem, para os mais jovens, o “tá ligado” e vários outros. Como corrigir? Ouvindo o que você fala, tendo consciência de seus vícios e buscando outras palavras em substituição ou simplesmente omitindo as palavras indesejáveis.


8) Treine, treine e treine novamente

Somente treinando será possível corrigir linguagem e postura. Peça a algum amigo ou familiar para corrigir suas falhas.

9) Cumprimente e agradeça

Cumprimente a platéia ao abrir os trabalhos e também não esqueça de agradecer a oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário