quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Câncer de Pele: é melhor prevenir a remediar


Floriano é uma cidade cuja temperatura oscila entre 34 a 40 graus em média, ou seja, o sol é estrondante e estamos sempre e a cada dia expostos aos raios ultravioletas, quer seja na saída ou entrada de nosso trabalho, escola, etc.

Um questionamento básico: Você tem o hábito de passar protetor solar meia hora antes da exposição ao sol? Se a resposta é não, passe a mudar o hábito, pois a cada dia aumenta o índice de pessoas com Câncer de Pele em Floriano devido aos maus hábitos.

Dizem que " a pressa é inimiga da perfeição" e enfatizo que " a pressa é inimiga da saúde". Vamos nos cuidar mais e usar protetor solar.

Um grupo de pesquisadores de SP enfatizaram as seguintes dicas abaixo:

 Usar roupas adequadas - As roupas fornecem diferentes níveis de proteção à radiação ultravioleta (UV), por exemplo, camisas de mangas compridas, calças compridas ou saias longas oferecem mais proteção, as cores escuras também protegem mais do que as cores claras. Um tecido firme protege melhor do que o vestuário entrelaçado. Tecido seco é geralmente mais protetor que o molhado. Entretanto é importante estar ciente que apenas se cobrir não bloqueia toda a radiação ultravioleta, se a luz passa através de um tecido, a radiação UV também passará.

    Usar chapéu - Um chapéu com aba é o ideal, porque protege áreas muitas vezes expostas ao sol intenso, como orelhas, olhos, nariz, couro cabeludo e testa. O boné protege o rosto e a cabeça, mas não o pescoço ou as orelhas, onde, normalmente, os cânceres de pele começam a se desenvolver. Os chapéus de palha não são tão protetores quanto os confeccionados com tecido mais grosso.

  Usar protetor solar - Use protetores solares e labiais em áreas de pele expostas ao sol, especialmente entre as 10h e 16h. O ideal é o uso de protetores com fatores de proteção solar (FPS) 30 ou mais. O uso do protetor solar é recomendado, inclusive em dias nublados ou encobertos, pois a radiação UV está presente. Entretanto, para garantir a proteção contínua, os filtros solares devem ser reaplicados, de acordo com as instruções da embalagem.

  Usar óculos de sol - Os óculos de sol com capacidade de bloquear a radiação UV, de pelo menos 99% oferecem a melhor proteção para os olhos e a área da pele ao redor dos olhos. Ao comprar óculos de sol observe no rótulo se fornecem proteção para radiação ultravioleta (UVA e UVB). Os rótulos de óculos que trazem escrito absorção de UV até "400nm” ou "cumprem os requisitos UV ANSI”, são os mais adequados e bloqueiam pelo menos 99% dos raios UV.

 Procurar uma sombra - Outra forma de limitar a exposição à radiação ultravioleta é evitar a exposição prolongada ao ar livre, diretamente sob a luz solar, especialmente entre as 10h e 16h, quando a luz UV está mais forte. Se você está inseguro quanto à intensidade do sol, faça o teste da sombra: se a sua sombra estiver menor que sua altura, significa que os raios solares estão intensos, então é hora de se proteger.

  Ficam as dicas.

     VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS!

                                                                Jaquelina Nascimento




Nenhum comentário:

Postar um comentário