segunda-feira, 4 de junho de 2018

METFORMINA – PARA QUE SERVE, DOSE E EFEITOS COLATERAIS

METFORMINA – Para que serve, dose e efeitos colaterais

METFORMINA – PARA QUE SERVE, DOSE E EFEITOS COLATERAIS

A Metformina, também conhecida pelos nomes comerciais Glifage, Dimefor, Glucoformin, Glucophage e Risidon, é a droga por via oral (antidiabético oral) mais usada para o controle glicêmico no diabetes mellitus tipo 2.
Neste texto vamos abordar as indicações da metformina, que vão além do diabetes, seus efeitos colaterais e contra-indicações.

COMO FUNCIONA A METFORMINA

Ao contrário do diabetes tipo 1 que é causado por deficiência de insulina, o diabetes tipo 2 ocorre por uma resistência do organismo à ação da insulina, que circula no sangue mas não consegue exercer seus efeitos. Esta característica do diabetes tipo 2 permite que ele seja tratado inicialmente não com insulina, mas com drogas por via oral, chamados de antidiabéticos orais (também chamados de hipoglicemiantes orais).
Entre os antidiabéticos orais, o mais usado atualmente é o cloridrato de metformina, ou simplesmente, metformina, que é uma droga que só funciona nos pacientes que conseguem produzir insulina, sendo assim, ineficaz no diabetes tipo 1.
A insulina ajuda no controle glicêmico do diabetes tipo 2 através de três mecanismos:
1) Reduz a produção de glicose pelo fígado.
2) Aumenta a sensibilidade dos tecidos, principalmente dos músculos, à insulina. A metformina não aumenta a produção de insulina, mas sim otimiza a ação da insulina já produzida.
3) Reduz a absorção de glicose pelo trato gastrointestinal.
A metformina é a droga de escolha para pacientes diabéticos e obesos, pois a mesma não está associada a ganho de peso, como acontece, por exemplo, com a insulina e outros antidiabéticos orais. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a metformina não emagrece ninguém e não deve ser usada como droga para se perder peso.
A metformina também apresenta como efeito benéfico, uma leve redução dos níveis de colesterol LDL e triglicerídeos . A metformina pode ser usada com segurança no tratamento do diabetes gestacional.
Fonte: https://www.mdsaude.com/2011/01/cloridrato-metformina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário