segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jaquelina Nascimento participa da Expotchê 2009



A formação cultural do povo gaúcho é compartilhada na 17º edição da feira à qual homenageia a região dos Pampas. O visitante passa a conhecer as belezas naturais e culturais dos municípios, por meio das representações cenográficas, apresentações artísticas, da culinária típica, do artesanato e da divulgação turística.

Pampas Gaúchos
Os Pampas Gaúchos correspondem a uma região composta por 20 cidades (Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quarai, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Itacurubi, Itaqui, Lavras do Sul, Moçambará, Manoel Viana, Quarai, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Sant’Ana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana)Foi denominado gaúcho quem nascesse nessa região. Um povo marcado pela miscigenação com o índio, o espanhol e o português. Por estarem ligados ao campo, se tornaram hábeis cavalheiros, manejadores do laço e da boleadeira. Se tornaram com o passar dos anos habilidosos trabalhadores do gado e da lavoura.E foi após a revolução farroupilha que o gaúcho passou a ser reconhecido como homem digno, bravo, destemido e patriota. Um povo que valoriza suas tradições, exalta coragem e bravura dos seus antepassados, canta seu apego à terra e a seu amor pela liberdade.
Destaques da Região
A região recebe anualmente milhares de visitantes em busca do genuíno churrasco gaúcho e o famoso arroz-carreteiro. Nos pampas podem ser encontradas diversas propriedades catalogadas pela Secretaria do Estado de Turismo do Rio Grande do Sul como verdadeiros monumentos históricos. São as Casas de Fazenda, Casas de Colônia, Fazendas-Hospedarias e Hospedarias-Coloniais. Mas o Pampa Gaúcho se destaca principalmente por suas famosas rotas, que são uma verdadeira viagem no tempo.1. Rota do Pampa
É uma verdadeira viagem no tempo, onde se podem reviver a época da revolução Farroupilha (1835-45) com alguns eventos já tradicionais na região, como a Farrapofest, em Caçapava do Sul, segunda capital da República Rio-Grandense (1839-40).As marcas dos ideais farroupilhas estão gravadas em cada fazenda. Cenário de lutas históricas e libertárias, a zona do Pampa gaúcho caracteriza-se também pela marcante influência dos países do Prata, devido à proximidade com o Uruguai e a Argentina.A Rota do Pampa faz parte de um projeto de qualificação que vem sendo implantado há cerca de quatro anos em 14 fazendas da região, através do Programa de Capacitação Turística (Procatur), com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo. Vários municípios participam, entre os quais Rosário do Sul, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel.2. Rota Farroupilha
Cinco cidades estão envolvidas na implantação da Rota Farroupilha: Alegrete, Candiota, Piratini, Caçapava do Sul e Dom Pedrito. Participaram prefeitos, secretários de Turismo, agentes, operadores e guias turísticos, além dos donos das propriedades que estão trabalhando com o turismo rural na região, buscando resgatar a cultura e as tradições gaúchas da região.A Rota Farroupilha coloca em evidência uma parte importante do passado do RS, recheado de heróis, prédios históricos, trilhas e muitas lembranças. Em Candiota, foi proclamada a República Riograndense; Piratini, Caçapava do Sul e Alegrete foram as capitais revolucionárias; Dom Pedrito detém o título de Capital da Paz por ter consumado, nas coxilhas do Poncho Verde, o fim do conflito entre os republicanos farroupilhas e o governo imperial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário