sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O que Cristo, Gandhi e Luther King têm em comum?

Por Jaquelina Nascimento

Estava analisando a partir da leitura do livro “O Monge e o Executivo” sobre O que Cristo, Gandhi e Luther King têm em comum e pude perceber que é o SACRIFÍCIO.


Deus sacrificou seu único filho, Jesus Cristo, por amor a nós, seres humanos, para que pudéssemos ser salvos. Jesus Cristo é a maior prova e exemplo de sacrifício e amor à humanidade; o maior líder, psicólogo, médico, Rei dos reis, Senhor dos senhores, enfim é tudo.


Mas o que falar sobre Gandhi? Sabe o que ele fez para chamar a atenção das lideranças do mundo em 1947 sobre a situação da Índia? Um jejum rigoroso, tendo se sacrificado em prol da libertação de seu povo. Esse líder usou a autoridade/influência e não armas, violência e poder.


Quem foi Marthin Luther King? Foi o primeiro negro que usou sua autoridade, ou seja, sua influência em prol dos negros, pois na época havia discriminação e injustiça maior ainda.A partir deste homem foi formado o Decreto dos Direitos Civis de 1964.


Porque estou transcrevendo sobre estas questões?Para que possamos analisar e colocar em prática, como meu primeiro líder espiritual me ensinou que “O MENOR CAMINHO ENTRE O QUERER E O REALIZAR ESTÁ NO SACRIFÍCIO”.


Imagino como deve ter doído em Jesus Cristo ter carregado os pecados de toda humanidade naquela cruz. Como dói ao ver que muitas pessoas não O querem...E que estão querendo trilhar pelo caminho mais fácil, sempre.Jesus Cristo é nosso maior exemplo de liderança.


Aprendi através de O Monge e o Executivo a diferença entre Poder e Autoridade. Quem exerce o poder atua de forma rude, indiferente e mantém uma certa distancia de seus funcionários, mas quem exerce autoridade, segundo James C. Hunter atua de tal forma que seus “subordinados” exerçam a tarefa com amor e vistam ainda mais a camisa.


A exemplo de nossos pais. Você acha que eles exercem PODER ou AUTORIDADE sobre nós? Quando somos repreendidas por eles através de sua autoriades/influência obedecemos porque sabemos que eles querem o melhor para nós.


Temos exemplos de sacrifícios maiores ainda em nosso meio. Quero citar aqui meus pais. Eles se sacrificaram e se sacrificam mais ainda em prol de nossas felicidades.deixaram de realizar seus sonhos e investiram em nossos estudos para que pudéssemos ter uma maior qualidade de vida. Meu pai sempre diz: “Não tenho herança para deixar, mas dou a EDUCAÇÃO/ a vara para que vocês possam pescar”.

Quem ama doa e sacrifica!

Um comentário:

  1. Sem dúvida jaqueline, sacrificio e o que nos faz melhores, doar-se, ir em direção ao nosso próximo, isto nos dias de hoje é sacrificio, já que vivemos em uma sociedade egoista, que valoriza o ter mais do que o ser. embora com visões religiosas diferentes, foram homes que fizeram a diferença, sem dúvida, ambos praticaram aquilo que cristo sempre pregou. Perdão e Amor, esses elementos por si só são capazes de promover as mais profundas mudanças no ser humano.

    ResponderExcluir