quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Benefícios de andar de bicicleta

Jaquelina Nascimento é a mais nova ciclista de Floriano
Andar de bicicleta está se tornando cada vez mais uma atividade comum entre os brasileiros. Eleita pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta, pode ser uma alternativa para ir trabalhar ou estudar ou uma atividade benéfica para praticar nos finais de semana pelos parques ou ciclofaixas das cidades.
Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), cerca de 7% dos brasileiros utilizam a bicicleta como meio de transporte principal, o que contribui para a diminuição do impacto da poluição no meio ambiente.
Atualmente, diferentes projetos procuram estimular o uso de bicicletas nas cidades do país e incentivar essa atividade, que além de melhorar a qualidade de vida e diminuir o stress, colabora para outros benefícios do corpo e da mente.
“Ao pedalar, o ciclista exerce uma força sobre os pedais que auxilia no fortalecimento de grandes grupos musculares, como das pernas, coxas e abdominais”, explica a fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, Tânia Fleig.
“Também melhora a frequência cardíaca, acelera o metabolismo, auxilia na redução do colesterol e na perda de peso”, acrescenta a profissional.
Segundo a fisioterapeuta, pedalar não exerce impacto sobre as articulações, músculos e tendões, facilitando a execução da atividade física em pessoas com problemas articulares e também é considerada uma atividade social que pode ser realizada com amigos e familiares.
Antes de começar a pedalar é importante consultar um profissional da saúde para avaliar o condicionamento e resistência física, além de adquirir os acessórios necessários de proteção, como por exemplo, luvas de ciclismo, também usadas na academia, para fazer musculação.
“Luvas que possuem a palma antiderrapante e abertura na parte superior facilitam a transpiração causada pelo tempo que o ciclista permanece segurando o guidão. Se forem fabricadas em Neoprene, ajudam no alívio do estresse muscular causado pelo esforço, pois retém o calor corporal, prevenindo lesões”, finaliza a profissional.
Vale lembrar que jamais deve-se praticar exercício em jejum. Portanto quando a pessoa optar por pedalar, seja na academia ou indo para o trabalho, é importante fazer uma refeição leve antes de pegar a bicicleta, além de manter a hidratação com a ingestão de água ou isotônicos.
Outros detalhes precisam ser observados, caso o ciclista opte por pedalar nas ruas da cidade. Entre eles estão: 
1 - Utilize roupas chamativas para evitar o risco de colisões com automóveis.
2 - O uso de capacetes e óculos também são recomendados; 
3 - Nunca pedale na contramão. Ande sempre a direita da pista ou quando tiver, na ciclofaixa; 
4 - Cuidado ao utilizar fones para ouvir música. É preciso ter atenção no trânsito;
5 - Leve sempre uma garrafa com água.

 Fonte: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/beneficios-de-andar-de-bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário