terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Você estudante, confira essas 7 dicas de como evitar aquele 'branco' na hora da prova


Muitos estudantes têm o hábito de associar o tempo de estudo ao sucesso obtido em uma prova. Em uma espécie de falsa sensação de segurança, alguns jovens passam horas em frente aos livros e ao final acabam não absorvendo nenhuma informação. Contudo, essa não é a maneira mais eficiente de se preparar para uma prova.

Caso você não estude corretamente, você pode até se sentir seguro no dia do exame, mas ao final é bem provável que esqueça tudo e não garanta uma boa nota. A fim de auxiliar o jovem nesse momento tão complicado, confira os principais erros que os estudantes cometem na hora de estudar, além de dar dicas para melhorar o aproveitamento dos estudos:

1. Estudar rápido demais

Muitos alunos têm o mau hábito de apenas ler uma passagem do livro pensando que assim estarão devidamente preparados para a prova. Entretanto, só isso não basta; o estudante deve ter um contato mais profundo com a matéria, deve aplicá-la a outras áreas do conhecimento.

2. Estudar sem um plano de organização definido 

Cada pessoa tem o seu próprio método de organização. Na hora de estudar, procure encontrar um padrão para as suas anotações. Faça comparações e contrastes, procurando contextualizar a matéria estudada. Isso pode lhe ajudar muito.

3.Tentar aprender todo o conteúdo de uma vez só

As memórias são reforçadas pelo hábito, pela repetição. Não se engane acreditando que é possível aprender uma enorme quantidade de conteúdo em um dia só. Você até pode absorver parte do conteúdo, mas a outra parte certamente irá “evaporar” da sua memória. Quanto maior for o seu contato diário com a informação, mais você irá retê-la. Para obter sucesso na prova, procure estudar pelo menos com uma semana de antecedência.

4. Não ter o hábito de fazer leituras relacionadas á matéria estudada em aula 

Para que se tenha uma maior absorção do conteúdo estudado, é muito importante que o estudante procure ler algo relacionado á matéria antes das aulas. Isso ajuda muito no aprendizado, pois cria uma espécie de “arquivo” na memória.

5. Ignorar as imagens 

Trata-se de um erro bastante comum cometido pelos alunos durante as leituras. O importante é entender que as ilustrações estão presentes no texto por alguma razão. Geralmente elas apresentam informações e ideias-chave importantes para a prova.

6. Usar cartões de memorização de forma errada

Uma técnica comum entre os estudantes é fazer o uso de cartões para memorizar mais facilmente o conteúdo. O método não é ruim, contudo é preciso prestar atenção no modo correto de usá-los. Uma dica para trabalhar com eles de forma efetiva é procurar escrever termos ou ideias-chave de um lado e definições no outro. Pergunte a si mesmo repetidamente para testar a sua memória.

7. Estudar até tarde antes da prova

Muitas pessoas adoram ficar até altas horas da noite estudando. Entretanto, trata-se de uma prática muito perigosa uma noite antes da prova. O risco de prejudicar o seu sono é muito alto, e você provavelmente fará a prova no estado de “zumbi”. Lembre-se: o seu cérebro necessita de descanso para o bom funcionamento.

Caso você tenha se identificado com alguma dessas atitudes, não é tarde para rever os seus métodos de estudo. Faça uma mudança para obter melhores resultados e alcance o sucesso.

Fonte: noticias universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário