sábado, 27 de março de 2010

Família e o poder da mídia






Por Jaquelina Nascimento

Segundo a enciclopédia Wikipedia a família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições sendo unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.

Todos os valores morais e materiais sofrem influências do meio externo, ou seja, de amigos, vizinhos e principalmente da mídia como um todo, a exemplo da televisão e da internet.

A exemplo dos realitys shows que influencia as famílias através de comportamentos , músicas, modas , costumes e atitudes distorcidas.

Como sabemos, a internet é a maior rede de computadores do mundo. Uma das funções desta rede é permitir a troca de informações dos mais variados assuntos, enviar mensagens, conversar com milhões de pessoas ou apenas ler as informações de qualquer parte do planeta.

Os meios de comunicação estão tentando destruir a família e usam subsídios a exemplo dos programas diários acompanhados pela população no dia dia à qual deturpam o conceito e valores familiares.

Faz-se necessário analisarmos algumas questões , tais como: Esses valores estão se perdendo depois que este novo meio de comunicação “invadiu” os lares? Até onde vai o limite da aceitação das pessoas em termos de audiência? Porque o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) aumenta tanto devido a discursões, atritos, fofocas e traições expostas na telinha?

Atualmente torna-se natural os membros das famílias fazerem refeições em ambientes diversificados em sua própria residência. A comunicação tornou-se virtual , ou seja, pais se comunicam com seus filhos através de msn, skype e das redes sociais como um todo estando em seus próprios lares.

A internet possui o lado bom e o ruim, ou seja, o lado bom é que há subsídios para pesquisa e se adquirir maiores conhecimentos , entretanto o lado ruim é sua má utilização, tendo por conseqüência a ausência do diálogo entre as famílias.

Atualmente a família está dividida? Os pais se comunicam de forma direta com seus filhos? A mídia quer mostrar que traições, brigas, prostituição, entre outros são comportamentos normais, entretanto o que você acha dessas questões?

Mas diante de tais questões analisadas em relação ao valor da família x o poder da mídia, a exemplo da internet e da televisão na vida das pessoas, conclui-se que a solução é o diálogo, ou seja, a interatividade entre pais e filhos à qual resgatará os valores éticos e morais familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário