sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Em Santa Catarina, há mais solteiros do que solteiras

Por Egídio Serpa

Da Folha de S. Paulo: O discurso de que “faltam homens solteiros” não tem apoio estatístico. Levantamento inédito do IBGE mostra onde existem solteiros sobrando: em 21 unidades da Federação as mulheres têm mais possibilidade de escolha do que os homens.

A pesquisa foi feita a partir do Estado civil dos brasileiros e não inclui na lista dos casados quem mora junto, mas não se casou no papel.

Santa Catarina tem a maior sobra de homens solteiros. Para cada 100 mulheres solteiras existem 122 homens na mesma condição.

Segundo Maria Lucia Vieira, gerente da pesquisa, uma das explicações é o fato de o Sul ter taxas de fecundidade mais baixas: “Como geralmente nascem mais homens do que mulheres, a diferença se torna mais evidente”.

Os Estados que aparecem a seguir no “ranking” são Tocantins, Mato Grosso e Espírito Santo. Na média do país, para cada grupo de 100 mulheres solteiras existem 105 homens com o mesmo estado civil. Em todo o país, os solteiros somam 62,285 milhões: 31,940 milhões são homens e 30,345 são mulheres.

Em São Paulo (7º colocado nesse ranking) há 108 solteiros para cada 100 solteiras. O Distrito Federal é destaque na contramão dessa tendência. Para cada 100 solteiras faltam mais de 9 homens disponíveis. Integram o grupo Piauí, Pernambuco, Roraima, Ceará e Rio de Janeiro.

No Rio há 99,55 homens para cada 100 solteiras. Para Vieira, o Rio sofre com o envelhecimento da população e com a violência, que leva à morte precoce de parte da população masculina.

O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, diz que o país tem arranjos familiares múltiplos. “Residências de três quartos estão ocupadas por apenas uma ou duas pessoas. Há muitas pessoas que vivem sós, mas também arranjos conjugais que mais tarde se tornam casamentos registrados”, disse.

Segundo a Pnad, 34,6% dos domicílios contam com dois moradores ou com um único morador. Os casados representam 45,8% da população de 15 anos ou mais, e os solteiros, 42,8% desse grupo.

Um comentário:

  1. Mais solteiros é uruuuuu tenho que ir pra Santa Catarina kkk... São gostam de Paulistas?

    ResponderExcluir