segunda-feira, 1 de abril de 2013

O foco da Economia Política

Por Jaquelina Nascimento

 
Jaquelina Nascimento
A Economia enquanto atividade, desde os primórdios, vem se adequando às circunstâncias. O Feudalismo, durante a idade média com o seu método de produção comunitário foi à lógica por muitos séculos. Na idade moderna, posteriormente, os modelos mercantilistas e fisiocratas prevaleceram, sendo que, este enfatizava a produção agrícola, e, aquele, o comércio internacional.
  
 A teoria econômica clássica, entre o século XVIII e inicio do século XX, ditou os rumos do processo produtivo, enfocando que o sucesso econômico de uma nação estava pautado nos princípios da livre concorrência, tendo os seus dogmas, nesse período, questionados por Karl Marx que profetizou a derrocada dos preceitos capitalistas da teoria clássica. A teoria econômica convencional com a crise de 1929 foi renovada por Jonh Maynard Keynes, que propôs um papel mais ativo do estado no processo econômico.
  
 Schumpeter, economista importante, avaliou o papel do empreendedor e da inovação, e o economista Friedman, que abordou sobre o controle monetário como variável fundamental para o bom funcionamento da economia, foram fundamentais para compreensão dos fenômenos econômicos. Há de se destacar, por fim, que a economia é uma ciência mutável, pois inicialmente se preocupava com as questões domésticas.
  
 O foco, com o passar do tempo, estava no processo de produção e distribuição de bens e, atualmente, preocupa-se com o emprego eficaz dos recursos, que são escassos. A economia como ciência social, fundamenta-se no dinamismo das atividades econômicas, e, como em um processo de “seleção natural”, adéqua-se às circunstâncias, com vistas a atender as necessidades humanas, que é a sua própria razão de existir.









Nenhum comentário:

Postar um comentário