sábado, 30 de maio de 2015

Núcleo/Reunião na zona urbana de Floriano

Amigos, hoje ( 30 ) a tarde ministramos mais uma reunião/núcleo na zona urbana de Floriano e foi um momento de muita oração, leitura da Bíblia e de fé.

As palavras foram as seguintes :

" E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém " - Mateus 28:18-20 e

" Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor " - Romanos 13:9,10


VQVAMOS COM FÉ EM DEUS ! Abraços. Jaquelina Nascimento.


AMO DIREITO !


Hoje mais do que nunca estou convicta de que AMO DIREITO e agradeço a Deus a oportunidade de estar convivendo com cada colega futuro jurista nessa nova jornada.

Ontem (29) houve seminário de Teoria Geral dos Contratos e Filosofia do Direito. Ampliamos e adquirimos mais conhecimentos.

 VQVAMOS COM FÉ EM DEUS !  Abraços.

 Jaquelina Nascimento

sexta-feira, 29 de maio de 2015

DIREITO COMERCIAL : CONTRATOS MERCANTIS


Turma de direito da FAESF
Amigos, ontem ( 29/05)  ministramos mais um seminário em nossas vidas  e dessa vez o tema foi sobre Contratos Mercantis cuja disciplina é Direito Comercial.

 Foi um momento especial porque pudemos aprender uns com os outros e ouvir também nosso mestre, dr Daniel Brito abrilhantando com sua participação.

Pois bem, contratos mercantis são os contratos aos quais os contratantes são empresários. Os empresários individuais e sociedades empresárias celebram vários contratos. Combinar os fatores de produção é contrair e executar obrigações nascidas principalmente de contratos.

Insumos, capital, mão-de-obra e tecnologia são os fatores. Investir capital pressupõe a celebração de contratos. Há 4 regimes jurídicos dos contratos, tais como Administrativo, Civil, Código de Defesa do Consumidor e do Trabalho.

Vamos que Vamos com Fé em Deus ! Forte abraço. Jaquelina Nascimento.

Com o amigo Carlito

terça-feira, 26 de maio de 2015

Domingão com direito " A Firma " : LIÇÃO DE VIDA





Amigos, nesse domingo (25) Deus me deu a direção de iniciar a cada final de semana às análises de filmes na área jurídica e nada melhor do que abordar questões sobre " A Firma" . Eis abaixo release:

" Mitch McDeere (Tom Cruise) é um jovem advogado vai
trabalhar com um alto salário e diversas vantagens em uma firma em Memphis.
Porém, logo descobre que a empresa onde trabalha está envolvida com lavagem de
dinheiro da Máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma
morreram precocemente, de forma misteriosa. O filme questiona o código de
ética, que mantêm em sigilo da relação do advogado com o cliente, que proíbe
por toda a vida que um crime cometido por um cliente seja revelado por seu
advogado" .

Entretanto, o que mais me chamou atenção além da questão da ética profissional foi o fato de que o jovem advogado priorizou o trabalho à família, não tendo tempo nem para almoçar com a esposa .

Assim sendo, eis o inicio de conflitos e brechas a exemplo de traições e falta de confiança que é a base de todo relacionamento. Você que é casado e deixa de estar com sua família no momento destinado à mesma não analisa quais suas prioridades? A vida passa de forma rápida e NOSSA FAMÍLIA É A BASE DE TUDO, sendo primeiro DEUS.

A melhor forma de convívio humano, comportamento interpessoal e bom viver humano reflete o caráter do possuidor da ÉTICA que está relacionada à grande importância na vida profissional e  pessoal.

VQVAMOS COM FÉ EM DEUS ! VAMOS REALMENTE EM FRENTE. Abraços. Jaquelina Nascimento.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

I ENCONTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE EM FLORIANO.

 Amigos, tive o privilégio de participar na noite de hoje (25) do I Encontro de Políticas Públicas de Juventude em Floriano.

Na ocasião falamos um pouco de nossa experiência enquanto presidente do CA de enfermagem e assessora de imprensa do DCE em João Pessoa , bem como atualmente presidente de turma no curso de direito na FAESF.

Fizemos com que os jovens refletissem que há uma força dentro de cada um que é capaz de transformar a atual realidade que se encontra nosso município e que Floriano tem um representante na ALEPI, o deputado estadual Joel Rodrigues à qual está à disposição de todos para contribuir com a juventude de nosso município e estado.

Segue abaixo a programação do evento :

25/05/2015 Segunda-feira
19h -Abertura;
19:30 - Memórias e Histórias– Felipe Kayã (Ex-presidente do CAEnf- UFPI) 
20:00 - Os Desafios dos Movimentos Sociais na atualidade, na defesa da democracia. – Palestrante: Marttem Costa de Santana (UFPI)-Floriano);
21h - Coffee Break.

26/05/2015 Terça Feira
15h - Plenária de Discussão- O que é movimento estudantil e como ele se organiza - Pedro Neto (DCE UFPI - Teresina) 
19h - Influências do Movimento Estudantil no Brasil– Hector Martins (DCE UFPI-Teresina)
Como o Movimento Estudantil influenciou para que o Brasil se tornasse o país que é hoje?
20h – Importância do Diretório Central dos Estudantes e dos Centros Acadêmicos na Universidade– Mario Roberto (DCE UFPI-Picos)
21h- Atuação dos Movimentos Estudantil e Juvenil em Floriano- Geufran Rafael Almeida ( UESPI-Floriano)

27/05/2015 Quarta-feira
19h - Lei da Meia Entrada- Jairo Lima-OAB-Floriano
Como proceder quando meus direitos não são atendidos?
19:40 - Políticas Públicas para Juventude e seus avanços. Venicio Moura Junior (CEDJUV-Teresina)
20:20 - Coordenadoria Estadual de Juventude- COJUV e suas principais atuações-João Neto (Diretor de Políticas Públicas)
A Lei da Meia Entrada não será válida apenas aos estudantes? Entenda como se deu essa conquista recentemente aprovada.
21h - Apresentação de Stand Up - Luciano (Acadêmico de Biologia-UFPI)
21:30 - Apresentação de Stand Up- Elyonay Carvalho ( Acadêmico de Administração-UFPI)

Abraços Jaquelina Nascimento.




quinta-feira, 21 de maio de 2015

SOBRE HOJE : II JORNADA JURÍDICA EM FLORIANO

Jaquelina Nascimento e o dr Nelson Nery
 Amigos, hoje (21) foi mais um dia ímpar devido a qualificação da aprendizagem adquirida na II Jornada Jurídica em Floriano.

Na ocasião tive a oportunidade de conhecer o dr e escritor Nelson Nery à qual ganhei um livro de sua autoria e o procurador do Estado do Piauí Celso Barros, bem como de ter assistido as palestras dos seguintes  ilustres : promotor Arimatéa , promotora de Justiça dra Vera Santos e do dr Jairo Lima. 

Foram abordados os seguintes temas: 

-  Atos infracionais praticados por adolescente;

- Lei 8.666/93 : aspectos gerais das Licitações Públicas;

- Mandado de Segurança;

- Contratos Bancários e 

- Redução da maioridade penal.

O que dizer ? Obrigada Senhor Jesus. VQVAMOS COM FÉ EM DEUS ! Jaquelina Nascimento.

Procurador do Estado do PI Celso Barros, Jaquelina Nascimento e dr Astrobaldo

Felis ao ganhar o livro do dr Nelson Nery

Com as futuras juristas

Entre amigas

Entre amigos

VQVAMOS EM FRENTE COM FÉ EM DEUS !

terça-feira, 19 de maio de 2015

12 filmes obrigatórios para todo estudante de Direito

http://goo.gl/E2BUBB | Sonha em se tornar um ótimo advogado? Aqui estão 12 filmes que precisam constar no seu repertório, segundo oito profissionais da área de Direito ouvidos por EXAME.com. Explorando temas como liberdade de expressão e pena de morte, os títulos a seguir podem provocar reflexões essenciais para a sua carreira. Veja:


01- "12 homens e uma sentença"
O filme mostra o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai. Dos doze jurados que vão decidir a sentença, onze têm certeza de que ele é culpado. Porém, um jurado insiste em aprofundar a investigação.

Por que assistir? Segundo Bianca Azzi, sócia da Salomon Azzi, o filme demonstra a importância de valorizar a hermenêutica jurídica, isto é, a interpretação das leis. "O filme revela por que a boa argumentação e a capacidade de persuasão são habilidades inegáveis de um bom advogado", diz ela. ("12 angry men", 1957)

02- "Minority Report"
No ano de 2054, uma divisão especial da polícia consegue prender criminosos antes que eles cometam seus delitos. Os problemas começam quando um oficial da própria polícia é acusado de um crime que ainda vai cometer.

Por que assistir? Recomendado por Túlio Vianna, professor da Faculdade de Direito da UFMG, o filme ajuda a entender por que o Direito só pode julgar fatos passados e deve se abster de especular sobre fatos futuros. ("Minority Report", 2002)


03- "Erin Brockovich"
Arquivista de um grande escritório de advocacia, Erin se interessa pelo caso de uma empresa de eletricidade cujos dejetos estavam contaminando a água de uma pequena cidade. Por anos, ela reúne provas para abrir uma ação judicial contra a companhia.

Por que assistir? "Apesar de nunca ter se tornado advogada formalmente, Erin mostra que o envolvimento pessoal e a convicção na busca pela verdade são fundamentais para o sucesso na atividade", diz Camila Dable, sócia da Salomon Azzi.


04- "Um sonho de liberdade"
Acusado pelo assassinato de sua esposa, um jovem banqueiro é condenado à prisão perpétua. Enquanto tenta se adaptar à vida atrás das grades, ele acaba criando laços de amizade com outro homem condenado a passar o resto da vida na prisão.

Por que assistir? Segundo o professor Vianna, da UFMG, o mérito do filme é mostrar claramente a questão prisional para quem não tem ideia do que é uma prisão. "Conhecer essa realidade é importante para qualquer estudante, não só para aquele que quer fazer carreira em direito penal", afirma. ("The Shawshank Redemption", 1994)


05- "A firma" - ASSISTIDO !
Um jovem advogado recebe diversas vantagens e um alto salário para trabalhar em uma firma em Memphis, nos Estados Unidos. Logo percebe que o escritório está envolvido com lavagem de dinheiro da máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram misteriosamente.

Por que assistir? Segundo Fábio Salomon, sócio da Salomon Azzi, o filme retrata o lado sórdido de algumas firmas de advocacia que se envolvem com negócios ilícitos. "Traz uma importante discussão sobre ética no Direito e a prática de manter em sigilo a relação do advogado com seu cliente", comenta ele. ("The firm", 1993)


06- "O advogado do diabo"
Um jovem advogado com currículo imaculado é convidado a trabalhar em um caso milionário, em que seu cliente é acusado de matar a esposa, o enteado e uma criada. Durante o processo, porém, ele se dá conta de que o sócio principal do escritório tem um lado misterioso.

Por que assistir? O filme demonstra um princípio básico do Direito: todos merecem uma defesa técnica, desde que haja ética por parte da defesa. "A linha entre a lei e a falta de ética sempre vai ser limítrofe e cabe ao bom operador do Direito jamais ultrapassá-la", comenta Bernardo Leite, sócio da Salomon Azzi. ("Devil's advocate", 1997)


07- "Alexandria"
O drama mostra a vida no Egito durante a dominação romana. Agitada por ideais religiosos conflitantes, a cidade de Alexandria assiste à ascensão do cristianismo e o seu choque com o judaísmo e o politeísmo greco-romano.

Por que assistir? "O filme serve para entender a importância do estado laico dentro da República e como o fanatismo religioso pode representar uma ameaça a vários direitos", comenta o professor Túlio Vianna, da UFMG. ("Ágora", 2009)


08- "O mercador de Veneza"
A história se passa em meados do século XVI , época em que as atividades comerciais e econômicas se aceleravam na Europa. Uma disputa se inicia depois que um agiota judeu e um mercador cristão firmam um contrato.

Por que assistir? Segundo Talita Matta, sócia da Salomon Azzi, o filme vale pela discussão interpretativa do negócio firmado entre os personagens. "Além disso, mostra que, quando a sede de justiça é exagerada, ela pode se voltar contra quem a pleiteia", afirma. ("The merchant of Venice", 2004)


09- "O povo contra Larry Flynt"
O editor de uma revista pornográfica é confrontado por diversos grupos de ativistas contrários ao veículo. Submetido a diversos julgamentos ao longo da década de 1970, Larry Flynt acaba se tornando um defensor da liberdade de expressão para todos.

Por que assistir? "É um filme de tribunal, essencial para conhecer a luta pela liberdade de expressão", diz Túlio Vianna, professor da UFMG.  ("The People vs. Larry Flynt", 1996)


10- "Carandiru"
O filme relata os anos de atendimento voluntário do doutor Dráuzio Varella na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. O espectador descobre que um código penal paralelo organizava a vida dos detentos, dizimados em massa após uma rebelião.

Por que assistir? A história provoca uma reflexão profunda sobre o sistema penitenciário brasileiro. "É um prato cheio para estudantes e advogados atuantes na área de Direito Penal", afirma Maria Eliza Lambertini, sócia da Salomon Azzi. ("Carandiru", 2003)


11- "A vida de David Gale"
David Gale trabalha como professor na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e é um ativista contra a pena de morte. Após o assassinato de uma colega de trabalho, ele é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual sempre lutou.

Por que assistir? O filme serve para refletir sobre a polêmica medida de punir criminosos com a morte. "O tema é atual, porque a pena é pleiteada por algumas células da sociedade", diz Renato Sapiro, sócio da Salomon Azzi.


12- "Notícias de uma guerra particular"

Dirigido por João Moreira Salles, o documentário mostra o cotidiano dos moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. O filme traz entrevistas com traficantes, policiais e pessoas comuns que assistem de perto ao choque entre o crime e a lei.

Por que assistir? Para Túlio Vianna, professor de Direito Penal na UFMG, trata-se do melhor documentário sobre a guerra às drogas no Rio de Janeiro. "O mérito da produção está em mostrar muito bem os dois lados do conflito", afirma. ("Notícias de uma Guerra Particular", 1999)

Fonte: exame.abril.com.br

segunda-feira, 18 de maio de 2015

FINAL DE SEMANA MARAVILHOSO GRAÇAS A DEUS : BARREIRO e MUCAMBO

Dia maravilhoso !
 Confesso que foi um momento muito difícil nesse sábado (16) devido à quantidade de areia e pedras no meio do caminho às localidades Barreiro e Mucambo em Floriano . Deus nos abençoou. Chegamos salvas. Valeu a pena ! Reencontramos nossos amigos da localidade Barreiro e reafirmamos as amizades antigas !

Amei ter acordado com o barulho do galo cantando; ao abrir a janela ver a linda árvore e respirar o ar puro sem poluição. Glória Deus ! Tomamos aquele cafezinho maravilhoso entre amigos e almoçamos na comemoração de amigos no Mucambo. 

Pudemos repor as energias. VQVAMOS EM FRENTE COM FÉ EM DEUS ! Obrigada Senhor Jesus ! Jaquelina Nascimento.

Dia lindo !

Amo preservar amizades !

Delícia !

sexta-feira, 15 de maio de 2015

CARAVANA DA JOVEM ADVOCACIA

VQVAMOS COM  FÉ EM DEUS !
 Amigos, hoje (15) a tarde e inicio da noite na OAB tive o privilégio de participar da CARAVANA DA JOVEM ADVOCACIA em Floriano e na oportunidade conheci o advogado, conselheiro da OAB-PI e vice-presidente do Tribunal de Ética da OAB-PI dr Joaquim Magalhães à qual adquiri o livro de sua autoria " O DIÁRIO DE UM ADVOGADO ". 

Assisti as seguintes palestras : Novo CPC na Constituição de 1998 com dr. Berto Igor, Mudanças no Direito Previdenciário com dr Frank Sinatra e Lei Maria da Penha com o promotor Cláudio Soeiro. 

Agradeço a Deus a oportunidade ao ter adquirido novos conhecimentos, revisto amigos e feito novas amizades. VQVAMOS COM FÉ EM DEUS ! 

Abraços. Jaquelina Nascimento
Com amigos da faculdade de direito

Com amigas da faculdade de direito

Com dr Joaquim Magalhães

CONCORDO !


Caravana da Jovem Advocacia em Floriano : VQVAMOS COM FÉ EM DEUS

Jaquelina Nascimento e amigas da turma de direito
 Amigos, hoje (15) pela manhã iniciou a Caravana da Jovem advocacia em Floriano e na ocasião o dr Vinícius Cabral ministrou palestra sobre Processo Judicial Eletrônico.

Participamos da Caravana da Saúde do CAAPI e na ocasião verificamos a PA e analisamos a glicemia. Conversei com a dra delegada Érika Vasques e demais colegas.

Na oportunidade adquiri muitos conhecimentos e com certeza irei procurar me dedicar o máximo ao curso de direito para poder ser últil à nossa sociedade de Floriano e do Piauí.

VQVAMOS COM FÉ EM DEUS ! A tarde teremos mais novidades !

Abraços. Jaquelina Nascimento.



Amo me cuidar

Amarelinho, Jaquelina Nascimento e dra Érika Vasques

Jaquelina Nascimento e a dra Érika Vasques

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Balinha ou chiclete de troco: isso é considerado abuso

Apesar de se mostrar comum algumas lojas darem balas ou chicletes como troco, é importante que o consumidor saiba que tal prática pode se configurar abusiva, conforme a lei que regula as relações de consumo. 

Segundo o advogado Gustavo Souza, do escritório Burtet Bazana & De Souza Associados, o consumidor não é obrigado a aceitar outro produto no lugar de seu troco em dinheiro. 

"Se tal ato for realizado, pode se caracterizar como venda casada, o que é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor", alerta. 

Independentemente de o troco a ser devolvido ser de apenas um ou cinco centavos, o direito do cliente é de recebê-lo em dinheiro. E, especificamente nas situações em que, na aquisição de algum produto, a loja alegar que não tem moeda para devolver o troco, o correto é corrigir o valor para baixo, e assim fornecer o troco. Isso porque a obrigação de garantir o valor correto em troco ao cliente é do lojista/fornecedor. 

"Se o vendedor alegar a falta de moedas ou oferecer outros produtos como troco, tais práticas são abusivas e passíveis de penalidades. Ademais, o vendedor também tem de ter muito claro que, além da violação ao Código do Consumidor, essa prática também pode ser caracterizada como enriquecimento ilícito", destaca Souza.


Fonte: Terra

quarta-feira, 13 de maio de 2015

FICA A DICA !

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta " - Augusto Cury

Amigos, fica a dica , pois para sermos felizes temos que assumir as consequências de nossos atos e sabermos ter atitudes às quais iremos ser e fazer as pessoas felizes, pois só colhemos o que plantamos. VQVAMOS COM FÉ EM DEUS ! Jaquelina Nascimento.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Aniversário da professora/dra Carol


Amigos, a cada dia que convivo com nossa turma maravilhosa de direito na Faesf fico feliz com a animação e surpresas feitas aos nossos mestres.

Nós valorizamos nossos professores e peço a Deus que a cada dia abençoe mais e mais a vida de nossa mestre Carol.

E que venham os próximos aniversários ! Amo comemorar a vida !

VQVAMOS COM FÉ EM DEUS !

Abraços. Jaquelina Nascimento.




Turma 1000 de direito !

sábado, 9 de maio de 2015

MÃE : PRESENTE DE DEUS


O dia das mães é todo dia. O que dizer sobre a minha mãe ? 

É um presente de Deus, melhor amiga, sensível à minha causa de vida e entende sempre quando não tenho muito tempo para estar presente devido à minha MISSÃO em estar com as pessoas ( Trabalho social ) e uma GRANDE MULHER . 

Se Deus permitir que eu seja mãe um dia, quero ser igual a ela. VQVAMOS COM FÉ EM DEUS !
Abraços. Jaquelina Nascimento.

DESABAFO !

Jaquelina Nascimento e Davi Luiz
Amigos, creio que a maioria está acompanhando a questão do anjo Davi Karlene Carvalho e venho aqui através deste face trazer boas novas. Graças a Deus e ao nosso deputado Joel Rodrigues da Silva é que estou tendo a honra de aprender mais o significado de SENTIR A DOR DO MAIS NECESSITADO foi que , através de uma ligação dele para Teresina, o SANGUE PARA DAVI chegou ontem às 21 hs.

DESABAFO : Estou trabalhando na área política há mais de 10 anos e sempre procuro fazer a POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA sem falar ou denegrir a imagem de ninguém , pelo contrário sempre agradeço as oportunidades que tive porque CREIO EM UM DEUS QUE É JUSTIÇA e QUE COLHEMOS O QUE PLANTAMOS.

É impressionante como há pessoas aqui em Floriano que torceram para que não conseguíssemos a bolsa de sangue, mas digo a essas pessoas que FAÇO ORAÇÕES PELA MESMA porque É UMA VIDA QUE ESTÁ EM JOGO e acima de VAIDADES POLÍTICAS. Entendeu?

Um ex-namorado me disse que " A VIDA É IGUAL A UMA RODA GIGANTE: UM DIA VOCÊ ESTÁ EM CIMA E NO OUTRO PODE ESTAR EM BAIXO ".

Deus abençoe todos nós e sempre estaremos às ordens para SERVIR A DEUS SERVINDO AO NOSSO PRÓXIMO.

Ah ! Mais um recado : VOCÊ JÁ VIU ALGUÉM JOGAR PEDRA EM ÁRVORE QUE NÃO TEM FRUTOS? GLÓRIA DEUS ! Sem mais . VQVAMOS COM FÉ EM DEUS ! Jaquelina Nascimento.

Para quem torceu contra, eis a grandiosidade de nosso DEUS!


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Aniversário do professor/amigo/dr Daniel Brito na FAESF

Turma maravilhosa !
Noite maravilhosa de ontem (7)  com a turma de direito em comemoração ao aniversário do mestre/amigo Daniel Brito na FAESF.

 Que Deus o abençoe mais e mais...Ele tem um coração gigante e sabe sentir a dor do próximo.AMEI !

É dando que se recebe e como forma de agradecimento da turma em prol da compreensão e carinho para conosco foi que resolvemos agradecer a Deus por mais um ano de vida de nosso querido professor.

Vamos que Vamos com Fé em Deus ! Jaquelina Nascimento.

Prof. Daniel e Jaquelina

Prof. Jofferson, Jaquelina e prof. Arnaldo

O deputado Joel Rodrigues recebeu da senhora Márcia que reside na localidade Faveira esta reclamação:


quinta-feira, 7 de maio de 2015

ALTRUÍSMO : CAMINHO PARA A FELICIDADE

Amigos, ontem (6) a tarde fiquei muito feliz ao conhecer Davi Luiz, sobrinho de uma amiga da faculdade de direito. Ele tem Anemia Hemolítica e soube que o mesmo estava precisando de sangue. O que fiz ? Fui com uma amiga para doarmos. 

Após o hemocentro fui conhecê-lo no hospital e na ocasião falei sobre o Senhor Jesus Cristo a todos dos leitos e fizemos orações. Creio que Deus fez a obra na vida de cada um.

Vamos que Vamos em Frente com Fé em Deus !


Seguem abaixo orientações sobre doação de sangue, segundo INCA:

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...
Jaquelina Nascimento , Davi e sua mãe
- trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- pesar mais de 50 Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários 
- Febre
- Gripe ou resfriado
- Gravidez
- Pós-parto: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias
- Uso de alguns medicamentos
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
Intervalos para doação 
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
- Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)
Doar sangue é doar vida
Doe sangue com responsabilidade 
Você sabe o que é janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite...) e a sua detecção nos exames laboratoriais.
No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.
A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.
Cuidados pós-doação
- Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas 
- Aumentar a ingestão de líquidos 
- Não fumar por cerca de 2 horas
- Evitar bebidas alcóolicas por 12 horas 
- Manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas
- Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar paraquedismo ou mergulho.

Jaquelina Nascimento


Joel Rodrigues solicita implantação de carteira de identidade em Floriano

Na manhã desta quarta (6) foi aprovado em plenária na Assembleia Legislativa o requerimento de autoria do deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) à qual solicita a implantação do serviço de expedição de carteira de identidade no município de Floriano.

De acordo com o deputado, na forma regimental, após ouvido o plenário, com fulcro na Lei nº 12.527/11, requereu que fosse encaminhado ofício ao excelentíssimo senhor secretário de segurança pública do estado do Piauí, Fábio Abreu, com vistas a solicitar a implantação do serviço de expedição de carteira de identidade no município de Floriano.

 “Na ocasião urge ressaltar que, embora a secretaria de segurança tenha firmado parceria com a prefeitura de Floriano, até a presente data nenhuma medida foi tomada pela gestão municipal para que fosse disponibilizada a emissão das carteiras de identidades para a população de Floriano e região”, afirma Joel Rodrigues.

ASCOM: Jaquelina Nascimento



quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ex-borracheiro estuda com 200 kg de resumos por 4 anos e vira juiz no DF

Ele trocava de roupa com irmãos para não ir igual todos os dias à faculdade.
Spanholo também já costurou e lavou carros; hoje ele é colega de miss DF.

O recém-empossado juiz federal Rolando Valcir Spanholo, de 38 anos, afirma que disciplina e motivação foram a receita que o levaram a romper com a antiga realidade de borracheiro e alcançar o sonho de ser magistrado em Brasília. Os últimos quatro anos foram dedicados a concursos públicos, nos quais ele acumulou 200 quilos de resumos de disciplinas de direito. O advogado é de Sananduva, no Rio Grande do Sul, e foi aprovado na mesma seleção feita pela miss DF Alessandra Baldini.

Spanholo conta que a ideia de virar juiz veio tarde, já no final da faculdade e por influência de um professor. Até então o objetivo dele era apenas “melhorar de vida”. A graduação, de acordo com o juiz, já parecia uma grande superação para ele e os quatro irmãos, que trocavam de roupa e sapatos entre si para não irem todos os dias vestidos do mesmo jeito para a instituição.

O trabalho começou cedo. Entre os 9 anos e os 15 anos, os cinco consertavam pneus e lavavam carros junto com o pai. “Durante o inverno, as mãos e os pés ficavam quase sempre congelados. Não tínhamos luvas de borracha e outros equipamentos de proteção que hoje são comuns e obrigatórios. Só restava fazer muito fogo para se aquecer, mas, com isso, os choques térmicos eram inevitáveis. Vivíamos com fissuras nas mãos e pés."

O magistrado diz que a condição levava a família a ser muito severa em relação à educação e a acreditar que só assim todos teriam melhores oportunidades. O esforçou coletivo ajudou os cinco irmãos a ingressarem em uma faculdade de direito que ficava a 250 quilômetros de casa. Para pagar os estudos, os irmãos tiveram de aprender a costurar cortinas e edredons e a fazer bordados.

“Depois, com a chegada da habilitação para dirigir, também passei a trabalhar na área de vendas. Era um desafio diário. Saía sempre cedinho, rodava o dia todo, batendo de porta em porta pelos municípios da região, oferecendo nossos produtos diretamente nas casas. Por razões de economia, meu almoço era sempre debaixo da sombra de uma árvore, dentro do carro. Cardápio? Algumas fatias de pão caseiro e um pedaço de frango empanado – e frio – ou uma torrada carinhosamente preparados pela minha mãe. Bebida? Água que levava dentro de um litro [de garrafa] pet”, lembra.

Spanholo voltava para casa no final da tarde para pegar o ônibus para ir à faculdade. Muitas vezes, por causa da distância, não conseguia tomar banho antes das aulas. As faltas também eram frequentes por causa do trabalho e aconteciam em média duas vezes por semana. Como consequência, ele ficou de exame nos dez semestres do curso.

"Na verdade só consegui levar adiante a graduação porque meus colegas conheciam minha realidade e sempre me emprestavam os cadernos para copiar ou tirar xerox das suas anotações. Confesso que, durante a graduação, estudei muito pouco por livros de doutrina, não tinha como”, explica. “Aliás, meu 'horário de estudos' era no ônibus, durante as viagens de ida e volta, e aos domingos – os sábados eu usava para fazer vendas nas cidades mais distantes. A necessidade faz a gente se reinventar".

Sem familiares e conhecidos na área, Spanholo afirma que só fez a seleção para a Escola Superior da Magistratura, aos 22 anos, por insistência de um professor. A instituição fica em Porto Alegre e oferece cursos de preparação e de aperfeiçoamento para interessados na área. A aprovação foi uma surpresa, e o jovem precisou se desdobrar entre trabalhar em escritórios aos finais de semana enquanto passava de segunda a sexta estudando a 400 quilômetros de casa.

Ao fim do curso e já casado, o juiz deu início à primeira das duas "temporadas" de concursos públicos. Ele conta que chegou perto da aprovação para promotor, procurador, juiz do trabalho e juiz estadual entre 1999 e 2003, mas precisou desistir dos certames porque a mulher havia acabado de ganhar bebê.

"Tínhamos o filho pequeno, e, em uma decisão muito difícil, conjuntamente optamos por ‘adiar’ meu sonho de ser magistrado. Em 2010, decidi retomar tal sonho, mas agora na área federal. Sofri muito para refazer a base do conhecimento que perdi durante aquela ‘parada técnica’. Levei um bom tempo para voltar a atingir um ‘nível competitivo’. Reprovei em muitos concursos. Aliás, de tanto ficar no ‘quase’, acabei ficando ‘especialista’ em calcular e antecipar as notas de cortes das provas objetivas dos nossos concursos”, brinca Spanholo.

Foram dezenas de seleções desde então. Para se preparar, o magistrado passou a estudar a vida de pessoas que já haviam alcançado aprovação no concurso que ele queria. Ele lembra que identificou o que havia de comum, em relação a estratégias e métodos de estudos, para traçar o plano de como se prepararia.

“Logo percebi que, por conta das minhas limitações – tempo, lugar, idade —, muitas delas eu não conseguiria executar, como frequentar cursos preparatórios, estudar por ‘doutrina pesada’ etc. Sentia que precisava ariscar estratégias próprias, moldadas na minha realidade. Experimentei várias. Umas deram certo, outras nem tanto”, diz.

Spanholo afirma que surgiu então a ideia de começar a fazer resumos das matérias e de grifar as principais leis para voltar a ter uma noção das principais áreas do direito. Depois, passou a estudar com base em provas antigas. Ele também fez sinopses de informativos dos tribunais superiores e usou a internet para pesquisas. Ao final, juntou mais de 200 quilos – em 34 caixas – de material de estudo. O acervo foi encaminhado para reciclagem.

Para suportar a pressão e o esgotamento emocional, o juiz conta que também via vídeos motivacionais em redes sociais. Ele lembra que a preparação o ajudou a manter a tranquilidade no dia da prova oral, depois de passar quase seis horas trancado em uma sala de confinamento para ser testado por cinco pessoas sobre conhecimentos em todos os ramos do direito.

“Naquele momento um filme da vida passa na cabeça da gente. Sem me abalar, em fração de segundos, lembrei-me de cada fase, dos meus pais e familiares, das privações, das quedas, enfim, de tudo que tinha se passado ao longo dos 38 anos de minha existência”, conta. “Entrei naquele recinto pronto para ‘lutar’ por mim e por todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, acabaram me ajudando a chegar naquele lugar. Não podia decepcioná-los”.
O resultado do certame para o Tribunal Regional Federal saiu em novembro de 2014, e Spanholo ficou entre os 60 primeiros classificados. Surpreso com a boa colocação, ele se diz orgulhoso da trajetória e atribui o resultado ao esforço e ajuda dos familiares e amigos.

“A vida sempre me ensinou que dificuldades existem para serem superadas. Aliás, dificuldades todos têm. Uns mais, outros menos, mas todos enfrentam obstáculos para alcançar seus sonhos. O que diferencia as pessoas é exatamente a forma como elas reagem diante das resistências do cotidiano. Uns se acovardam e se deixam dominar. Outros veem nas dificuldades grandes oportunidades de crescimento, de evolução pessoal”, afirma.

“No meu caso, desde criança, sempre precisei acreditar naquilo que para os outros seria motivo de dúvida. Nada nunca chegou fácil. Por necessidade, treinei minha mente para acreditar que com humildade, disciplina e motivação era possível vencer um a um os desafios da vida, mesmo não dispondo das melhores condições para enfrentá-los. Sempre fui à luta. Nunca esperei que os outros viessem me dizer o que eu poderia e o que eu não poderia ser. Definia meus objetivos e passava a identificar o que precisava ser feito para atingi-los”, completou o juiz.

Dizendo-se avesso a publicizar a própria história, Spanholo conta que tem se espantado com a quantidade de pessoas que diariamente o procuram para falar que ele as inspirou. Segundo o magistrado, os relatos extrapolam o mundo dos concursos públicos e têm relação até mesmo com a vida privada de algumas delas.


“Não sei explicar direito, mas é como se as pessoas precisassem ver diante dos seus próprios olhos uma prova de que também elas podem superar seus limites pessoais e alcançar os seus sonhos”, declara. “Procuro sempre mostrar para elas que, de fato, se um ex-borracheiro e ex-lavador de carros conseguiu, é porque qualquer outro também poderá ser juiz federal ou que quiser ser na vida. Basta ter disciplina, persistência, espírito de superação e, principalmente, acreditar no nosso próprio potencial”.

Fonte : http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/05/ex-borracheiro-estuda-com-200-kg-de-resumos-por-4-anos-e-vira-juiz-no-df.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1