quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Quilombo Mimbó: Sonho realizado


Miante

Por: Jaquelina Nascimento

Amigos, fazemos planos a cada virada de ano e pedimos a Deus que os realizem, entretanto um dos sonhos para 2018 foi conhecer neste sábado (20.1) de perto a história do Quilombo Mimbó que fica no município de Amarante em nosso estado do Piauí, bem como viver cada história de perto conversando com os moradores e ouvindo suas lembranças.
Gruta
Conhecemos a Gruta que surgiu dos quilombos que serviam como refúgios para os negros que queriam escapar das chibatas, do tronco e de outras injustiças da escravidão a que estavam submetidos, e que buscavam a liberdade para viverem a cultura e o estilo de vida que deixaram na África.

Ficamos felizes com a maravilhosa receptividade dos moradores e agradecemos a cima de tudo a Deus pela oportunidade.
“Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado” – Jó 42:2  - Que venham as próximas viagens e descobertas!
Mirante

Saiba Mais

Remanescentes de um quilombo do século XIX, grupo preserva cultura. Povoado mantém expressões mais ricas apesar do avanço da modernidade. O tradicional e eterno quilombo do Mimbó fica localizado no município de Amarante, distante 170 km de Teresina e está localizado próximo ao rio Canindé, onde escravos fugitivos se refugiaram ainda no século XIX. Atualmente, a comunidade possui cerca de 150 moradores que vivem da agricultura de subsistência, da pesca e da ajuda de programas sociais do governo.



Gruta

Nenhum comentário:

Postar um comentário