sexta-feira, 16 de outubro de 2009

3 milhões de brasileiros vivem no exterior

Estimativa é do Ministério das Relações Exteriores; EUA, com 1,3 milhão, são o país que mais atraem os brasileiros

Itamaraty identificou uma mudança do fluxo migratório no último ano, com muitos emigrantes voltando em razão da crise

RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

Existem 3 milhões de brasileiros espalhados por outros países, segundo estimativa do Ministério das Relações Exteriores. Os Estados Unidos, com cerca de 1,3 milhão de imigrantes nacionais, lideram como principal destino dos brasileiros, seguidos por Paraguai (300 mil) e por Japão (280 mil).
Os brasileiros no exterior são responsáveis pela remessa de US$ 7,5 bilhões para o país, segundo dado do Banco Interamericano de Desenvolvimento usado pelo Itamaraty.


O ministério identificou uma mudança do fluxo migratório no último ano, com muitos brasileiros retornando ao país.

Segundo o embaixador Oto Agripino Maia, subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, a principal explicação é a crise econômica, que aumentou o desemprego nos EUA, na Europa e no Japão, lugares onde há grande imigração de brasileiros.

"A crise econômica atinge muito particularmente os imigrantes, entre eles os brasileiros. O retorno é considerado por eles o maior fracasso e tende a ser evitado ao máximo", explicou o embaixador.
O diplomata também considera que o crescimento da economia do país é outro fator que influencia o regresso de brasileiros. "Anteriormente, situações de crise no Brasil também foram propulsoras de emigração", afirma.
Citando o Japão como um dos poucos países com estatísticas confiáveis sobre o tema, o embaixador afirmou que o número de brasileiros naquele país caiu de 317 mil para cerca de 280 mil, de um ano para cá.

Diferentemente dos emigrantes para outros países, o Japão tem a peculiaridade de atrair especialmente descendentes de imigrantes japoneses no Brasil -quase a totalidade, segundo o ministério.
Os dados usados para fazer o levantamento nomeado "Brasileiros no Mundo - Estimativas" foram levantados pelos consulados do país em 185 pontos do planeta, com base em documentos oficiais, estatísticas e consultas a associações de brasileiros e igrejas.

Entretanto, o próprio Itamaraty admite que a margem de erro é elevada, pelas dificuldades de obter informações precisas sobre imigração, na maioria irregulares.
Para o ministério, a grande presença brasileira nos EUA se explica pelo fato de o país ter a maior economia do mundo, uma sociedade aberta e ocupações com boa remuneração exigindo baixa qualificação.

Voto

Apesar dos 3 milhões de brasileiros estimados no exterior, só 135 mil votaram nas últimas eleições presidenciais. O governo pretende estimular maior participação desses emigrantes em eleições e estuda ampliar o direito do voto além da disputa presidencial, única ocasião em que se pode votar no exterior.
Historicamente, o Brasil foi um país receptor de população entre o fim do século 19 e os anos 1940. A partir dos anos 80, passou a ter muito mais emigrantes do que imigrantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário