terça-feira, 20 de outubro de 2009

O que falar sobre o ENEM?

Por Jaquelina Nascimento

A jovem Gabriella Nemi de SP solicitou que escrevesse sobre o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), entretanto fiquei pensando sobre que ângulo iria iniciar o relato, digamos assim, sobre tudo o que aconteceu e que a mídia divulgou de forma enfática.

Sou do Nordeste e na época em que prestei inúmeros vestibulares, já havia questões semelhantes a vendas de provas, vagas, entre outros, só que de forma não divulgada em rede nacional.

Inúmeros estudantes se preparam a cada ano na esperança de um futuro melhor através da educação visualizando assim como um trampolim para um dia melhor e se deparam com situações onde a minoria que detém o poder, não digo todos, compram vagas para que seus filhos tenham DIPLOMAS,...

O ENEM foi adiado depois da descoberta de uma fraude: cópias da prova foram furtadas e oferecidas para um jornal pelo valor de R$ 500 mil.O MEC (Ministério da Educação) estima prejuízo de pelo menos R$ 36 milhões pelo adiamento do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

O transtorno foi causado aos estudantes do Brasil todo devido á alteração do cronograma de diversos vestibulares no País. Seis universidades federais e 15 estaduais já anunciaram mudanças, seja nas datas das provas, seja na utilização do exame como parte do vestibular.

Mas o que devemos fazer para mudar essa situação? A educação é realmente a base de uma mudança sócio-econômica no Brasil? Porque esse jornal comprou as provas? Até que ponto nós, profissionais de comunicação, somos neutros em relação á notícia?

Tenho uma irmã de 18 anos que vai prestar o ENEM e tudo em minha família conseguimos e estamos conseguindo através de muito sacrifício, pois sou de uma família humilde.

Assim como meu pai que é mecânico no interior do Piauí investiu até o que não tinha na educação de 5 filhos, deixando de comprar o melhor para ele e minha mãe que é do lar, na esperança de um dia melhor para nós, filhos; conheço muitas famílias que fazem isso ainda hoje no nordeste e no Brasil como um todo.

Como anda a educação em nosso país? Não estou querendo através desse “desabafo” apontar o dedo a nenhum órgão e a nenhuma instituição, porém estou sim, querendo que tenhamos consciência de que a MUNDAÇA COMEÇA A PARTIR DE CADA UM DE NÓS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário