Por Jaquelina Nascimento
Coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher é o que dispõe a Lei n 11.340 de 7 de agosto de 2006. Você sabe o nome desta lei? Pelo título fica explícito que é a Lei Maria da Penha.
Mas quem foi e quem é Maria da Penha? É uma mulher que foi agredida várias vezes pelo marido e que ficou com enormes seqüelas físicas e emocionais tendo sido quase assassinada devido a esses maus tratos.
Fiquei analisando que no Brasil e no mundo como um todo as pessoas geralmente são homenageadas quando morrem, a exemplo de meu avô no interior da Paraíba que era influente e fazendeiro, mas que só foi homenageado ao morrer quando colocaram seu nome em uma rua e sua casa ter se transformado em um museu.
Porque as pessoas geralmente têm dificuldades, a maioria, de expressar seu sentimento e amor ao próximo através de atitudes ou palavras? A vida é uma vela acesa que a qualquer momento pode se apagar...
Mas voltando à questão de Maria da Penha, fico ao mesmo tempo feliz porque através de uma mulher, Maria da Penha, outras foram beneficiadas por esta lei; mulheres que sofrem maus tratos e que se calam diante das chantagens e agressões físicas e psicológicas de seus maridos e companheiros.Mulheres que se calam e que vivem de aparência por medo!
Transformar tragédia em solidariedade e dor em luta foi um avanço enorme conseguido em meio aos preconceitos existentes à causa da mulher; para se ter uma idéia a mulher conseguiu o direito ao voto em 1934...E há países em que as mesmas não têm direito à expressão como um todo.
Temos que ser discretas, mas não apáticas às situações existentes em nossa comunidade e lar como um todo...Devemos estar à frente das causas das pessoas menos favorecidas e GRITAR como fez e faz a senhora Maria da Penha...
“Toda mulher tem direito a uma vida livre de violência. Esse é o nosso desejo e deve ser o nosso compromisso” -Nilcéia Freire-Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
Deixo aqui o número 180 da Central de Atendimento à Mulher- “Sua vida recomeça quando a violência termina”.
Ligue 180!
Firme na Rocha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário