quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Ação social e trabalho em equipe !
Ação Social ! |
Amigos, hoje o dia foi proveitoso, pois tive a felicidade de ver o sorriso no rosto da família de uma amiga sendo que me ajudou muito na campanha política.
O que mais me chamou atenção foi a frase:
" Obrigada por ter lembrado de mim" .
As pessoas estão desacreditadas em relação á política e até se surpreeendem quando eu retorno para visitá-las mesmo após as eleições, pois dizem que é muito raro políticos aparecerem.
Aprendi que temos que ser a diferença e fazermos nossa parte em relação a todas as áreas da vida, principalmente a social.
Após o trabalho social me reuni com a equipe da faculdade e pudemos analisar sobre questões políticas, iluministas , blocos como um todo, enfim também debatemos experiências diversas.
VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS !
Trabalho em equipe ! |
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
O Poder - Falar em política é falar em poder
Amigos, o colega Francisco Ferraz expôs com muita eficiência o artigo sobre "
O Poder - Falar em política é falar em poder " e resolvi compartilhar com todos.
Qual sua opinião? Falar em POLÍTICA é falar em PODER? PORQUE?
Obrigada pela companhia.
Jaquelina Nascimento
Segue artigo abaixo:
Este é um conceito da vida diária que pode ser aplicado também em muitos outros aspectos da vida.
Nenhum conceito é mais usado na linguagem da política do que o de poder. Falar em política é falar em poder. Entretanto, este é um conceito da vida diária, que se aplica também para muitos outros aspectos da vida, diferentes da política.
Bertrand Russell diz que o "poder é a produção de efeitos desejados"
Além disso, poder é um conceito muito próximo de outros, particularmente do termo influência.
O que é, então, verdadeiramente o poder na política? Em que consiste? Qual a sua função na vida social? O que o distingue de outros termos assemelhados, como influência? Porque as sociedades organizam-se com base no poder e não em outros princípios? O poder pode ser visto como uma massa de energia que a sociedade coloca nas mãos do governante, dentro de marcos legais estabelecidos, para realizar os objetivos dos seus membros.
Esta massa de energia é composta de recursos financeiros, de ativos instalados e em operação (usinas, estradas, redes de energia etc), e de pessoal contratado para operar as instalações públicas e fazer a "máquina" do governo funcionar, em todas as suas frentes.
Quem comanda esta massa de energia detém o poder, comanda o governo, assumindo a responsabilidade pelo funcionamento do governo (provendo bens e serviços públicos para a população) e pelas suas realizações (tudo que é feito além do que já existia). Este é o poder político, em qualquer nível. O enunciado acima é válido para uma cidade, para um Estado assim como para o País.
Luta-se pelo poder exatamente para adquirir o comando desta "massa de energia", com a qual torna-se possível realizar objetivos de natureza coletiva. Por sua própria natureza, o poder não convida, manda; não sugere, determina.
Há toda uma estrutura legal que legitima inclusive o "uso ou ameaça do uso da sanção física" para garantir que as decisões do poder (obtidas em respeito à Constituição) sejam cumpridas e obedecidas pelos cidadãos. Portanto, o poder é uma energia muito eficiente para realizar tarefas e para afetar o comportamento das pessoas.
Enquanto a influência, para induzir um comportamento, dependerá sempre da aceitação do influenciado, da sua anuência, o poder induz o comportamento desejado, independente da anuência, aceitação, boa ou má vontade do indivíduo afetado.
A influência é sugestiva, o poder é autoritário, embora, numa democracia, seja o exercício de uma autoridade legítima, dentro dos marcos legais estabelecidos. Por que as sociedades se organizam com base no poder e não com base na influência? Porque a provisão de bens e serviços públicos, da qual depende a própria sobrevivência da sociedade, exige que o governo tenha capacidade de ação e meios à sua disposição para executá-los, mesmo contrariando interesses de sua população.
O governo deve realizar a provisão de bens e serviços públicos, da qual depende a própria sociedade
Ninguém gosta de pagar impostos e, se este pagamento fosse voluntário, não haveria como financiar o governo; ninguém gosta de ir para a guerra, e se esta decisão fosse voluntária, não se poderia organizar as Forças Armadas para a defesa nacional. Da mesma forma, todos gostariam de dirigir seus carros como bem entendem. Mas se isso ocorresse, o trânsito se tornaria um caos.
Os exemplos podem ser multiplicados, mas em todos os casos nos defrontaremos com a realidade de que, se a vida social tivesse a sua base fundada na influência, na persuasão, jamais haveria a certeza de que os bens públicos (saúde, educação, segurança, limpeza, transporte, investimentos etc) seriam providos à população.
Somente fundando-se a vida social no poder, pode-se ter segurança de que os serviços e bens públicos serão providos aos indivíduos, e que estes terão que adaptar seu comportamento às regras legalmente vigentes.
Segundo Bertrand Russell, na sua elegante definição, o "poder é a produção de efeitos desejados". O poder é simplificador, é um "atalho". Como ele se exterioriza por comandos, garantidos por sanções, a probabilidade de que tais comandos venham a ser observados e cumpridos é muito alta.
Esta é a razão porque os grupos sociais se organizam politicamente para conquistar o poder. Quem o conquista, ganha o governo, e, com ele, o poder. Em outras palavras, ganha o direito legítimo de usar aquela "massa de energia" para realizar os objetivos para os quais foi escolhido.
O competente exercício do poder, então, não é apenas um atributo ou qualificativo de uma liderança. Muito mais que isto, ele é um imperativo da sobrevivência da sociedade, do seu ordeiro regramento, e da vida civilizada.
Fonte: Francisco Ferraz
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Qual a finalidade da política?
Por Jaquelina Nascimento
Amigos, creio que desde criança coloco em prática a arte da política, ou seja, do bem comum; ao analisar o autor Darcy Azambuja quando o mesmo define que a finalidade da política consiste em organizar a sociedade de tal modo que nela seja possível a cada cidadão viver uma vida virtuosa e feliz e não apenas materialmente confortável pude questionar o porquê muitas pessoas almejam cargos políticos.
Será que há realmente uma preocupação das mesmas com os demais e principalmente os menos favorecidos? Será que esse jogo de interesses não se resume ao ego de cada pessoa em querer estar sempre em evidência? Tenho certeza de que a maioria dos políticos que conheço têm compromisso com o povo e lutam pelo bem comum.
Aristóteles disse que o homem é por natureza , animal político, ou seja , a existência humana é essencialmente política. Concordo com Platão quando o mesmo afirma que " A desgraça de quem não gosta de política é ser governado por quem gosta ".
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Candidata a vereadora por FLO nas últimas eleições participa de ensaio teatral
Fonte: Piaui Notícias
Um grupo de jovens evangélicos após
inúmeras reuniões e muitas discussões
vem ensaiando uma peça teatral.
Chamado de Força Jovem, o grupo está
trabalhando a peça intitulada o “Preço de uma Alma”.
Um grupo de jovens evangélicos após
inúmeras reuniões e muitas discussões
vem ensaiando uma peça teatral.
Chamado de Força Jovem, o grupo está
trabalhando a peça intitulada o “Preço de uma Alma”.
Uma das integrantes do ato cultural é a ex-candidata a vereadora por um partido florianense Jaquelina Nascimento (imagam com um objeto), que estava como assessora de uma político florianense.
Numa mensagem enviada ao piauniticias.com a jornalista disse, “estou ensaiando com os jovens amigos do FORÇA JOVEM, é maravilhoso, pois a mensagem é muito forte e transmite entre outras questões, que não precisamos de drogas, álcool, prostituição, mentiras e malandragens para sermos felizes. Vamos em frente”.
Perguntas & Respostas - LEI SECA
Fonte: VEJA
A Lei Seca foi promulgada em 2008 com objetivo de reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados no Brasil, endurecendo as punições contra quem bebe antes de pegar o volante. Uma mistura de equívocos e inconsistências legais, porém, acabou fazendo com que a legislação surtisse o efeito contrário. A principal mudança foi a definição legal do que é embriaguez ao volante – e, para comprová-la, passou a ser necessário submeter o suspeito a um exame, de sangue ou de bafômetro. No Brasil, porém, não se pode obrigar um suspeito a produzir provas contra si.
Agora, o futuro da Lei Seca está nas mãos do Supremo Tribunal Federal. Uma ação direta de inconstitucionalidade questiona o artigo que fixa o limite de álcool no sangue e a possibilidade de recusa do teste do bafômetro. Números dão uma ideia da gravidade do problema que o STF tem em mãos: em 2011, 18% dos brasileiros declararam ter bebido cinco ou mais doses em uma única noitada no mês anterior. Desses, 10% admitiram ter voltado para casa guiando. Atualmente, o Brasil é o quinto país com o maior número de vítimas no trânsito, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Antes, para que um motorista fosse considerado embriagado, bastava que um policial detectasse nele sinais de bebedeira. A Lei Seca alterou essa regra ao estabelecer um nível preciso de álcool no sangue, a partir do qual o motorista abordado pela autoridade policial passa a ser considerado técnica e legalmente bêbado - 0,6 grama de álcool por litro de sangue, o equivalente a três latas de cerveja.
A Câmara dos Deputados aprovou projeto que amplia a possibilidade de provas e permite que motoristas que se recusarem a fazer os testes de sangue ou bafômetro também sejam punidos. Pelo texto, são aceitos vídeos, prova testemunhal e "outros meios de prova em direito admitidos" para comprovar que o condutor está alcoolizado. Além de ampliar as provas, o texto dobra o valor da multa a ser aplicada quando alguém é flagrado dirigindo bêbado ou sob a influencia de outras substâncias, sejam remédios ou drogas ilícitas. O valor passaria a 1.915,38 reais e 3.900 reais em caso de reincidência. O projeto ainda será analisado pelo Senado.
_________________________________________________________________________________
Por Jaquelina Nascimento
A LEI SECA, serve para preservar a vida, pois direção nunca combinou com álcool. A Câmara dos Deputados está de parabéns pelo projeto aprovado sobre a possibilidade de provas das mais variadas possíveis.
É uma questão de ter amor á sua própria vida e a dos outros. Ao dirigirmos temos que ter cuidados por nós mesmos e pelo nosso próximo.
Fica a dica !
A Lei Seca foi promulgada em 2008 com objetivo de reduzir os acidentes provocados por motoristas embriagados no Brasil, endurecendo as punições contra quem bebe antes de pegar o volante. Uma mistura de equívocos e inconsistências legais, porém, acabou fazendo com que a legislação surtisse o efeito contrário. A principal mudança foi a definição legal do que é embriaguez ao volante – e, para comprová-la, passou a ser necessário submeter o suspeito a um exame, de sangue ou de bafômetro. No Brasil, porém, não se pode obrigar um suspeito a produzir provas contra si.
Agora, o futuro da Lei Seca está nas mãos do Supremo Tribunal Federal. Uma ação direta de inconstitucionalidade questiona o artigo que fixa o limite de álcool no sangue e a possibilidade de recusa do teste do bafômetro. Números dão uma ideia da gravidade do problema que o STF tem em mãos: em 2011, 18% dos brasileiros declararam ter bebido cinco ou mais doses em uma única noitada no mês anterior. Desses, 10% admitiram ter voltado para casa guiando. Atualmente, o Brasil é o quinto país com o maior número de vítimas no trânsito, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Antes, para que um motorista fosse considerado embriagado, bastava que um policial detectasse nele sinais de bebedeira. A Lei Seca alterou essa regra ao estabelecer um nível preciso de álcool no sangue, a partir do qual o motorista abordado pela autoridade policial passa a ser considerado técnica e legalmente bêbado - 0,6 grama de álcool por litro de sangue, o equivalente a três latas de cerveja.
A Câmara dos Deputados aprovou projeto que amplia a possibilidade de provas e permite que motoristas que se recusarem a fazer os testes de sangue ou bafômetro também sejam punidos. Pelo texto, são aceitos vídeos, prova testemunhal e "outros meios de prova em direito admitidos" para comprovar que o condutor está alcoolizado. Além de ampliar as provas, o texto dobra o valor da multa a ser aplicada quando alguém é flagrado dirigindo bêbado ou sob a influencia de outras substâncias, sejam remédios ou drogas ilícitas. O valor passaria a 1.915,38 reais e 3.900 reais em caso de reincidência. O projeto ainda será analisado pelo Senado.
_________________________________________________________________________________
Por Jaquelina Nascimento
A LEI SECA, serve para preservar a vida, pois direção nunca combinou com álcool. A Câmara dos Deputados está de parabéns pelo projeto aprovado sobre a possibilidade de provas das mais variadas possíveis.
É uma questão de ter amor á sua própria vida e a dos outros. Ao dirigirmos temos que ter cuidados por nós mesmos e pelo nosso próximo.
Fica a dica !
domingo, 17 de fevereiro de 2013
Ensaiando a peça: O PREÇO DE UMA ALMA ! 17.2C
Com a equipe do FORÇA JOVEM FLO ! |
Amigos, hoje ensaiei com os jovens amigos do FORÇA JOVEM a peça : O PREÇO DE UMA ALMA. Foi maravilhoso, pois a mensagem é muito forte e transmite entre outras questões, que não prepecisamos de drogas, álcool, prostituição, mentiras, malandragens , etc.. para sermos felizes...
VAMOS EM FRENTE !
Mais fotos no face : Jaquelina Nascimento.
Momento em que cantamos ! |
COM A MÃO NA MASSA : NIVER DE DAS NEVES !
Com a mão na massa... |
Amigos, hoje pela manhã literalmente colocamos a mão na massa e cozinhamos para nossa amiga Das Neves em comemoração de mais um ano de vida da mesma.
Foi maravilhoso porque aprendi mais pratos típicos do nosso lindo nordeste e tive a oportunidade de fazer uma macarronada diferente...Ufa! Graças a Deus que os amigos gostaram.
Que domingão maravilhoso graças a Deus... Estou aproveitando mais ainda cada segundo, pois a partir de amanhã estarei mais feliz ainda para trabalhar muito e estudar...
Vamos que vamos ! Fotos abaixo e no Face: Jaquelina Nascimento
Inicio da grandes pratos ! |
Eu e a aniversariante Das Neves |
Momento da oração ! |
Delícia! |
sábado, 16 de fevereiro de 2013
Fruto da CAMPANHA - ELEIÇÕES 2012 !
Aline, Jaquelina e amiga da Aline |
Amigos, um dos maiores presentes que recebi nessa campanha ao ter sido candidata a vereadora foi a amizade da pré-adolescente Aline à qual me ajudou muito me apresentando aos seus amigos e família.
Hoje recebi a visita da mesma em minha residência e fiquei muito feliz, pois posso dizer: SENHOR JESUS VALEU A PENA PELOS FRUTOS ( AMIZADES) FEITOS NA CAMPANHA !
VAMOS EM FRENTE e OBRIGADA PELO CARINHO !
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Congresso de Jovens na Assembléia de Deus
Luzia, Luzirena, Jaquelina Nascimento e Amélia |
É amigos, ESPERAR EM DEUS É A MELHOR ESCOLHA QUE PODEMOS FAZER e foi pensando nessa questão que decidi entre tantas opções de retiros, ir à Assembleia de Deus nesse período de carnaval , pois tenho um grande amor por todos da mesma.
O que aprendi? Que todo VENCEDOR é dirigido/guiado por DEUS e quando DEUS leva alguém ao DESERTO sempre dá VITÓRIA, pois o DESERTO É A ESCOLA DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
A nossa bênção chegará NA HORA CERTA, pode ser na área que for, mas DEUS tem a HORA CERTA PARA TODO PROPÓSITO EM NOSSAS VIDAS.
É sempre necessário analisarmos nossas vidas e RECOMEÇARMOS a CADA DIA ...
Bom amigos, reencontrei várias amigas / irmãs e foi um momento maravilhoso na presença de Deus e dos irmãos. Tenho certeza de que essa semana e as demais serão abençoadíssimas.
Que todos sejamos bem vindos ao trabalho e com certeza irei continuar compartilhando sobre o DIREITO em minha vida.
VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS !
domingo, 10 de fevereiro de 2013
Aniversário de Ju !
Amigos, hoje pela manhã ( 10.02) fui ao aniversário de minha amiga Ju ( 16 anos ). Foi um momento maravilhoso à qual compartilhamos muitas alegrias com a aniversariante.
Faço reunião sobre a Bíblia na residência dela e com certeza a cada dia Deus está nos abençoando mais e mais quando nos doamos ao nosso próximo.
Lembrei de quando tinha 16 anos e refleti que temos que a cada dia SONHARMOS e REALIZARMOS nosso SONHOS que se renovam cotidianamente.
Fica a dica : Ter amigos é bom, mas ser amiga é melhor ainda.
Abraços.
Com a aniversariante Ju |
Feriadão em FAMÍLIA !
Amigos, estou aproveitando esse feriadão para ficar com meus sobrinhos e família , ou seja, primos, tios e avó que residem em Teresina e Santa Cruz do Piauí.
Pela manhã fui agradecer a Deus pela vida e saúde...
A família é o presente mais precioso que Deus nos dá, por isso vamos valorizar a nossa a cada dia.
Abraços e se cuidem.
Jaquelina Nascimento.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Porque estudar História do Direito?
Por Jaquelina Nascimento
Amigos, fiquei analisando o porquê estudar "História do Direito" e me deparei com a seguinte questão: Para entendermos o presente temos que conhecer o passado e foi o que fiz.
De acordo com a autora Flávia Lages de Castro, " A História do Direito é a condição sine qua non para que os futuros advogados possam melhor conhecer as estruturas , as conjunturas e o contexto que levaram os legisladores a elaborarem as normas do Direito".
A própria definição de Direito , ou seja, algo muito justo, faz-me refletir nos quadros atuais em todas as áreas aos quais assistimos nas mídias como um todo, ou seja, na TV, internet, rádio, entre outros. Faz-me pensar que justiça existe no Brasil e no mundo onde há muita fome, miséria e desemprego estampado não só nas manchetes dos jornais , mas em todos os lugares.
O que podemos fazer para ser o diferencial? Calar-nos ou dar nossa contribuição á sociedade através dos trabalhos sociais , entre outros? Fico com a segunda opção, pois se cada pessoa fizer sua parte com certeza haverá realmente a JUSTIÇA sendo praticada.
O homem é o ponto em comum da história e do direito, sendo o produtor da cultura pela sua própria natureza. Aqui no Piauí temos em São Raimundo Nonato indícios das primeira escritas o que me lembra muito o Direito dos Povos ágrafos ( sem escrita).
Ao analisar as características dos direitos dos povos ágrafos , isto é, abstratos, numerosos, relativamente diversificados, impregnados de religiosidade e direitos de nascimento vejo mais ainda a importância de cada cultura à qual vivemos e estudamos, quer seja da antiguidade ou dos tempos atuais.
A transmissão das regras dos povos ágrafos era possível através da cultura inter-relacional entre povos, isto é, através da moral, ou seja, da própria consciência à qual refletia nas ações e influências à sociedade como um todo.O ser humano nunca foi uma ilha e as gerações eram influenciadas também pelas " regras" culturais às quais " eram submetidas".
As fontes (origens) eram as regras/normas que os cidadãos se portavam e que passavam de um para outro se formando junto com a sociedade cultural.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
AMIGA VERINHA !
Amiga Verinha muito obrigada pelo comentário em relação AO TRICICLO QUE MEU PAI FEZ PARA QUE DEFICIENTES FÍSICOS POSSAM SE LOCOMOVER. Fiquei feliz pelas palavras e gostaria que enviasse seus contatos, ou seja, e-mail e números de telefones para que possamos manter contatos.
Com certeza irei transmitir a mensagem ao meu pai.
Obrigada mesmo e que Deus te abençoe.
Jaquelina Nascimento
sábado, 2 de fevereiro de 2013
I SEMINÁRIO DA QUALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA
Prefeito Gilbrto Jr e a jornalista Jaquelina Nascimento |
Confesso que aprendi mais ainda com Dr Gilberto Jr em seu pronunciamento principalmente quando o mesmo relembrou sua época de faculdade e falou sobre a importância de se qualificar enquanto profissional, bem como sua experiência como gestor municipal.
Sempre procuro participar de palestras e cursos para aprimorar-me ainda mais como profissional da área de comunicação ( Jornalista).
Quando o Dr Luimar Santos falou sobre o SUS, relembrei minha monografia que foi sobre POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE e os temas eram semelhantes ao discorrido pelo mesmo em seu pronunciamento.
Amo Floriano e por isso irei procurar dar o melhor de mim em cada MISSÃO A MIM DESIGNADA, pois sempre levarei o seguinte lema: " MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA".
A qualificação profissional através do planejamento muda nosso modo de pensar, ser e agir com mais responsabilidade e humanização. Mudança de comportamento é o significado, muitas vezes, da aprendizagem. Mudar é sempre necessário a cada dia.
OBS: Mais fotos no Facebook: Jaquelina Nascimento e abaixo:
Eu e minha amiga Rosa em busca de NOVOS CONHECIMENTOS |
Assinar:
Postagens (Atom)