quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Justiça

Jaquelina Nascimento

Por Jaquelina Nascimento

De acordo com a enciclopédia livre Wikipédia, Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social . Trata-se de um conceito presente no estudo do Direito, Filosofia, Ética, Moral e Religião. Suas concepções e aplicações práticas variam de acordo com o contexto social e sua perspectiva interpretativa, sendo comumente alvo de controvérsias entre pensadores e estudiosos.

Pode ser considerado como um abstracto , em um sentido mais amplo, que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. A Justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais, através do Poder Judiciário.    

A Justiça era representada por uma estátua com os olhos vendados, em Roma, visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos", sendo que deve buscar a igualdade entre os cidadãos.

Justiça significa respeito à igualdade de todos os cidadãos. Há respeito? Há igualdade? Há prática da justiça?



Nenhum comentário:

Postar um comentário