sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Redução da Maioridade Penal: Conscientização Juvenil


Jaquelina Nascimento

Por Jaquelina Nascimento

Ser a favor ou contra a redução da maioridade penal é uma questão polêmica e controvérsia, pois ao se analisar os problemas socioeconômicos em que a maioria dos jovens vivencia a resposta é ser contra a redução, entretanto ao observar que os jovens de 16 ou 17 anos já são conscientes na hora de votar, casar e ter filhos com certeza a resposta é ser a favor à redução da maioridade penal. Eis a questão: ser a favor ou contra?

Ressocialização, idade, mão de obra, impunidade, estupro, crime, impostos, ativistas dos defeitos humanos e coitadismo são alguns motivos de análises que contribuem para se reduzir a maioridade penal. Adolescentes e crianças que comentem crimes é uma realidade cada vez mais presente no Brasil e no mundo.

Por que não pode um jovem menor de 18 anos responder por seus crimes na cadeia, sendo uma pessoa que pode matar, roubar, estuprar, trabalhar, contratar, casar, transar e votar? Hoje uma pessoa com 16 ou 17 anos tem ciência acurada do certo e do errado já sendo capaz de ter sua personalidade formada. 

Os jovens infratores são os maiores causadores de roubos e pequenos furtos em nosso país e sendo os mesmos presos e logo soltos para voltar ao mundo crime. As pessoas passam a ter medo de andar na rua diante desse sistema.

Havendo a redução da maioridade penal os jovens infratores passam a analisar mais antes de cometer um crime, pois estarão conscientes de suas consequências diante dos fatos e das evidências.




Nenhum comentário:

Postar um comentário