sábado, 30 de novembro de 2013

O conhecimento que transforma ideias em negócios

Jaquelina Nascimento

Por Jaquelina Nascimento

O tema em si aborda a questão do empreendedorismo como um todo, ou seja, em diversas áreas, quer seja na de saúde ou do próprio direito. De acordo com o palestrante Marcus Linhares, quando se tem uma ideia a segunda atitude é anotar para que a mesma não se evacue, ou seja, não fuja e deixe de ser praticada.

Enquanto as ideias estiverem no mundo da imaginação as mesmas não valerão nada, sendo esse um dos segredos para uma vida empreendedora com êxito. A comunicação é a base para se expandir e divulgar suas ideias transformadas em negócios.

Eis abaixo , segundo o empreendedor Marcus Linhares, os elementos que compõem as técnicas de empreendedorismos:

Conhecimento

O empreendedor deve saber quem serão seus consumidores potenciais. Com isso, poderá entender as tendências de consumo, definir que produtos vai oferecer e desenvolver uma estratégia de promoção. Compreender o mercado também implica saber quem são os concorrentes e parceiros (fornecedores). Se o empreendedor tem essas informações, terá facilidade para oferecer diferenciais - essas serão suas vantagens competitivas.
 
Jaquelina Nascimento
Habilidade

Aqui, o termo está associado ao poder de atrair boas pessoas. O empreendedor precisa levar sua equipe a um ponto aonde elas não iriam sozinhas. O esforço só será concretizado se as pessoas forem fisgadas por seus ideais. O time deve apostar junto com o empreendedor.

Operações

A operacionalidade se refere à maneira pela qual ideias e estratégias serão colocadas em prática. O ideal é criar um fluxograma das ações, envolvendo as pessoas de acordo com suas habilidades, assim como a estrutura necessária (física e tecnológica). Além disso, é necessário criar as operações mestres, compostas por ações específicas. Por exemplo: para desenvolver a operação de comunicação, quais serão as ações de publicidade, propaganda, divulgação, prospecção, pré-venda e atendimento? Para a operação de canais, quais serão as ações relacionadas a precificação, previsão de vendas, força de vendas e entrega, pós-vendas? Para a operação de compras, quais serão as ações de escolha de fornecedores, aquisição de insumos, armazenamento, gestão de estoque e expedição? Todos os outros fatores do C.H.O.Q.U.E. trabalham em função dessas oper(ações).

Quanti-Qualidade

Esse critério se refere ao planejamento financeiro. É nessa fase que o empreendedor tem de definir como serão obtidos os recursos: fontes de capital inicial, de capital de giro e receitas. Ele também precisa identificar quais os custos relacionados à produção ou prestação dos serviços. Também deve entender como definir os preços e como isso poderá influenciar no ponto de equilíbrio e na relação custo-benefício de cada produto ou serviço.

Uniformidade

Ela corresponde à organização dos sistemas e métodos que serão utilizados na empresa, desde seu organograma até a gestão de projetos. Para isso, o empreendedor deve estar atento às metas e fazer sempre as seguintes perguntas:

1. Existe alguma situação a ser resolvida?
2. Qual o principal objetivo?
3. Para chegar a esses objetivos, que metas traçar?
4. Qual é a hierarquia de prioridades a serem cumpridas?
5. Quais as principais táticas relacionadas às estratégias?
6. Como o ambiente interno irá reagir a essas decisões?
7. Neste ambiente interno, que forças e fraquezas podem ser identificadas?
8. Para o ambiente externo, quais são os fatores críticos e os de oportunidade?
9. O que será necessário criar, eliminar, aumentar ou reduzir?

Efetividade


Esse tópico se refere a como a empresa é vista pelo público e consegue reter seus clientes. Para criar uma proposta de valor, é preciso aproximar ao máximo aquilo que o cliente espera com o que a empresa consegue oferecer. Com essa aproximação, surgem dois indicadores: a satisfação e a confiança. Para desenvolver a efetividade, é necessário criar estratégias de relacionamento com o cliente (CRM), demonstrar as propostas de valor e adotar técnicas de manutenção desses consumidores.

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