Jaquelina Nascimento |
Por Jaquelina Nascimento
O tema em si aborda a questão do empreendedorismo como um todo, ou seja,
em diversas áreas, quer seja na de saúde ou do próprio direito. De acordo com o
palestrante Marcus Linhares, quando se tem uma ideia a segunda atitude é anotar
para que a mesma não se evacue, ou seja, não fuja e deixe de ser praticada.
Enquanto as ideias estiverem no mundo da imaginação as mesmas não
valerão nada, sendo esse um dos segredos para uma vida empreendedora com êxito.
A comunicação é a base para se expandir e divulgar suas ideias transformadas em
negócios.
Eis abaixo , segundo o empreendedor Marcus Linhares, os elementos que
compõem as técnicas de empreendedorismos:
Conhecimento
O empreendedor deve saber quem serão seus consumidores potenciais. Com
isso, poderá entender as tendências de consumo, definir que produtos vai
oferecer e desenvolver uma estratégia de promoção. Compreender o mercado também
implica saber quem são os concorrentes e parceiros (fornecedores). Se o
empreendedor tem essas informações, terá facilidade para oferecer diferenciais
- essas serão suas vantagens competitivas.
Habilidade
Aqui, o termo está associado ao poder de atrair boas pessoas. O
empreendedor precisa levar sua equipe a um ponto aonde elas não iriam sozinhas.
O esforço só será concretizado se as pessoas forem fisgadas por seus ideais. O
time deve apostar junto com o empreendedor.
Operações
A operacionalidade se refere à maneira pela qual ideias e estratégias
serão colocadas em prática. O ideal é criar um fluxograma das ações, envolvendo
as pessoas de acordo com suas habilidades, assim como a estrutura necessária
(física e tecnológica). Além disso, é necessário criar as operações mestres,
compostas por ações específicas. Por exemplo: para desenvolver a operação de
comunicação, quais serão as ações de publicidade, propaganda, divulgação,
prospecção, pré-venda e atendimento? Para a operação de canais, quais serão as
ações relacionadas a precificação, previsão de vendas, força de vendas e
entrega, pós-vendas? Para a operação de compras, quais serão as ações de
escolha de fornecedores, aquisição de insumos, armazenamento, gestão de estoque
e expedição? Todos os outros fatores do C.H.O.Q.U.E. trabalham em função dessas
oper(ações).
Quanti-Qualidade
Esse critério se refere ao planejamento financeiro. É nessa fase que o
empreendedor tem de definir como serão obtidos os recursos: fontes de capital
inicial, de capital de giro e receitas. Ele também precisa identificar quais os
custos relacionados à produção ou prestação dos serviços. Também deve entender
como definir os preços e como isso poderá influenciar no ponto de equilíbrio e
na relação custo-benefício de cada produto ou serviço.
Uniformidade
Ela corresponde à organização dos sistemas e métodos que serão
utilizados na empresa, desde seu organograma até a gestão de projetos. Para
isso, o empreendedor deve estar atento às metas e fazer sempre as seguintes
perguntas:
1. Existe alguma situação a ser resolvida?
2. Qual o principal objetivo?
3. Para chegar a esses objetivos, que metas traçar?
4. Qual é a hierarquia de prioridades a serem cumpridas?
5. Quais as principais táticas relacionadas às estratégias?
6. Como o ambiente interno irá reagir a essas decisões?
7. Neste ambiente interno, que forças e fraquezas podem ser
identificadas?
8. Para o ambiente externo, quais são os fatores críticos e os de
oportunidade?
9. O que será necessário criar, eliminar, aumentar ou reduzir?
Efetividade
Esse tópico se refere a como a empresa é vista pelo público e consegue
reter seus clientes. Para criar uma proposta de valor, é preciso aproximar ao
máximo aquilo que o cliente espera com o que a empresa consegue oferecer. Com
essa aproximação, surgem dois indicadores: a satisfação e a confiança. Para
desenvolver a efetividade, é necessário criar estratégias de relacionamento com
o cliente (CRM), demonstrar as propostas de valor e adotar técnicas de
manutenção desses consumidores.
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