quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Contabilidade: Administração Econômica


Por Jaquelina Nascimento

A cada dia aprendemos com as pessoas ao nosso redor e é maravilhoso ter contatos com lideranças inteligentes, visionárias e acima de tudo que vive para servir, pois essa é minha missão de vida.

Resolvi mergulhar no mundo além do direito, da administração contábil para poder entender mais ainda essa ciência que de certo modo rege nosso município, estado, país e mundo como um todo.

A ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica é o que se denomina de contabilidade, isto é, contabilidade é uma ciência. O patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade.

A contabilidade se aplica às aziendas, ou seja, ao patrimônio sendo gerido de maneira organizada. Há três tipos de aziendas: Aziendas econômicas, econômico-sociais e sociais.

Vamos especificar as aziendas:
  1. Aziendas econômicas- O objetivo é o lucro. Exemplo: as empresas.
  2. Aziendas econômico-sociais: É quando a sobre líquida é destinada a outros fins que não a remuneração do capital empregado. Exemplo: Associações. As associações de moradores revertem o dinheiro que obteve ao término do exercício com a limpeza e o cultivo de árvores na região.
  3. Aziendas sociais- Exemplo: União, Estados e Municípios que não possuem escopos lucrativos.
A finalidade da ciência contábil é prover os seus diversos usuários de informações sobre a situação patrimonial e financeira da entidade; pauta-se também em princípios, isto é, causa primária, momento, local ou trecho em que algo, uma ação ou conhecimento tem origem.

A Resolução de 1.282/2010 do CFC possuem os principais aspectos abaixo:

  1. Mudança de nomenclatura: os princípios não são mais denominados de princípios fundamentais de contabilidade, mas princípios de contabilidade.
  2. Possuíamos 7 princípios, agora são somente 6, a saber: entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original, competência e prudência.
  3. O princípio da atualização monetária foi incorporado ao do regime pelo valor original.
Somos seres sociais e temos que entender o mundo que nos cerca. Não há outro caminho a não ser através do estudo e acima de tudo do interesse em aprender novas ciências adquirindo assim novas formas de olhar e novas visões.

Vamos que Vamos com Fé em Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário