Filho
de pais humildes, Celso conta que começou a ajudar financeiramente a família
quando tinha apenas 7 anos, na cidade de São José do Rio Preto, no interior de
São Paulo. “Fiz uma caixa bem rústica e comecei a engraxar sapatos na rua.
Depois, fui entregador de jornal e consegui uma colocação em uma confecção de
roupas, onde trabalhei até os 17 anos”, recorda.
No entanto, Celso via poucas
perspectivas de crescimento em seu emprego e não pensou duas vezes quando
surgiu a oportunidade de mudar para uma indústria que fabricava máquinas de
fazer lentes. “Fiz o lançamento deste produto no Brasil. Viajava o país inteiro
de carro para oferecer nas óticas, mas tive muitas dificuldades no início, pois
era algo desconhecido. As únicas opções que existiam no mercado eram importadas
e caras”, diz.
De vendedor a industrial
Superada esta
dificuldade inicial, o jovem teve uma ideia para ganhar um dinheiro extra.
Entrou em contato com um fabricante de armações e encomendou alguns modelos
para vender às óticas que visitava para comercializar a máquina. A ideia foi um
sucesso, e ele resolveu vender seu carro e juntar dinheiro para montar o
próprio negócio.
“Montei uma
indústria e coloquei uma equipe de vendas para contatar todos os clientes que
eu havia feito no trabalho anterior. Com isso, consegui montar uma boa rede
rapidamente”, conta Celso.
O passo
seguinte surgiu de uma proposta feita por um amigo, que era dono de papelaria.
Ele explicou para Celso que estava querendo vender a loja que tinha no shopping
de São José do Rio Preto para adquirir um ponto maior no mesmo local. “Ele fez
um bom preço e acabei comprando o espaço dele para montar uma loja própria, a
Ocularium. Como eu desejava atingir um público de maior poder aquisitivo,
coloquei cerca de 25% de produtos meus, e o restante importei de grandes
marcas”, explica.
Não
satisfeito, Celso também resolveu atingir um público mais popular, e em 2012
inaugurou a primeira unidade do Mercadão dos Óculos. “Vi a oportunidade de
conseguir preços baixos comprando em grandes quantidades de fornecedores
internacionais e aproveitei. Começamos vendendo produtos de até R$ 99, e hoje o
teto é R$ 149”, diz.
Em pouco tempo
a loja se tornou uma franquia. Hoje já conta com 40 unidades em funcionamento e
espera fechar o ano com um faturamento de R$ 20 milhões. Agora, ele está
formatando a Ocularium para que ela também se torne uma rede de franquias no
ano que vem. “Todas as experiências que tive me ajudaram muito a crescer e me
deram coragem para arriscar. Mas o mais importante para ter sucesso são três
coisas: trabalho, trabalho e trabalho”, conclui Celso.
Fonte: Terra
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