segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Mentalidade inovadora: o que é e como desenvolver

Imagine que você está em uma estrada quando, de repente, se depara com um obstáculo crítico à sua frente, daqueles que, à primeira vista, parecem mesmo intransponíveis. Do outro lado acontecerá, dentro de alguns minutos, uma reunião que poderá alavancar fortemente sua carreira. O que você faz: resigna-se e retorna ou tenta criar uma solução para cruzá-lo?

Pessoas com uma mentalidade inovadora vão buscar soluções para os problemas apresentados. Mais que isso: vão trabalhar para que tudo seja feito da maneira mais ágil e, ao mesmo tempo, com o menor custo possível.

É importante destacar, no entanto, que mentalidade inovadora não é algo necessariamente inato e impossível de se alcançar por aqueles que não nasceram "iluminados". Essa é uma capacidade que, como a maioria de todas as outras, pode ser desenvolvida.

Abaixo, elencamos algumas dicas que podem ajudar você a desenvolver uma mentalidade mais inovadora:

Amplie seus horizontes

Nossa capacidade de enxergar alternativas e desenvolver soluções está intrinsecamente ligada ao conhecimento que temos do mundo. Entenda bem: conhecimento de mundo. Desde a escola, somos instruídos a escolher algo de que gostamos e nos dedicarmos exclusivamente a isso. Na faculdade, isso é ainda mais forte, devido às preocupações com as demandas do mercado de trabalho. Essa mentalidade industrial, no entanto, precisa ser superada. Principalmente se você quiser assumir uma postura inovadora diante do mundo. Não se admire se o grande insight para o software de gestão financeira que você está desenvolvendo vier da página de um romance ou das luzes no palco de uma peça de teatro que você foi ver.

Compartilhe ideias

Não tenha medo de parecer tolo ou, pelo contrário, sua ideia ser tão boa que alguém possa roubá-la. Compartilhe o que você está pensando e aceite sugestões e críticas. Muitas vezes, você está no caminho certo, mas precisa de um empurrãozinho para continuar a caminhada. E isso pode vir de uma conversa com um amigo, um colega de trabalho, sócio ou mesmo um desconhecido.

Acredite

Outro fator importante para inovar é ter a capacidade de acreditar em si. Somente com essa crença primordial você vai dar aquele primeiro passo em busca de algo novo. É preciso acreditar que as coisas vão dar certo para poder tentar. Até o erro, inclusive, depende disso. E errar é um aspecto fundamental da busca pela solução perfeita.


Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário