segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Vestibular: confira 3 dicas imperdíveis para você fazer com que seus estudos rendam mais

Se concentrar nos estudos está ficando cada vez mais difícil. Além das distrações naturais, o acesso cada vez mais facilitado à tecnologia, por meio de smartphones, tablets e outros dispositivos, também contribui para a queda de rendimento dos alunos.

Para dar um gás nos estudos nessa reta final dos vestibulares, preparamos 3 dicas indispensáveis para se concentrar melhor nos estudos.

1) Acabe com as distrações

Estudos apontam que qualquer tipo de distração externa, como uma checada rápida nas redes sociais ou uma breve conversa com um colega de sala, faz com que a pessoa demore cerca de 25 minutos para recuperar o foco.

Se o aluno tiver várias distrações durante o seu período de estudos, terá que gastar ainda mais tempo na companhia dos livros ao invés de descansar. Para evitar que isso aconteça, a dica é remover as notificações das redes sociais e e-mail do celular, pedir que os colegas evitem as conversas paralelas e, de preferência, desligar os dispositivos eletrônicos para não cair na tentação.

2) Foque em uma única tarefa

Para ganhar tempo e melhorar a produtividade, é ideal focar em uma única tarefa de cada vez. Quando tentamos fazer duas coisas ao mesmo tempo, além de não conseguir o melhor resultado final, temos a sensação de que estamos sendo sufocados por tantas demandas.

Para evitar esse comportamento, acabe com as distrações, priorize as matérias que são mais importantes naquele momento, deixando as mais simples e menos urgentes para o fim do dia, e tente se concentrar ao máximo no assunto que está sendo estudado.

3) Reserve tempo para descansar

Ficar concentrado durante muitas horas em um texto ou lista de exercícios é praticamente impossível. Por isso, a melhor forma de conseguir bons resultados sem sobrecarregar a mente é trabalhar intensamente por 25 minutos seguidos e fazer uma pausa de 5 minutos em seguida.

Repita o método 4 vezes e, depois de duas de estudo, faça uma pausa mais longa para um lanche ou simplesmente relaxar. Depois, comece tudo de novo. Fazendo isso, ao invés de ficar exausto no fim do dia, você ainda terá energia para revisar algum conteúdo importante, ler um texto ou resolver alguns exercícios.

Fonte: Universia Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário