Por Jaquelina Nascimento
O principal foco do 25 Congresso Nacional de Radiodifusão, cujo tem foi Radiodifusão: Compromisso com o Brasil foi abordar questões a serem discutidas na Conferência Nacional de Comunicação que acontecerá em dezembro deste ano, sendo que foram debatidos o presente e o futuro da comunicação do Brasil.
A presença do então presidente em exercício José Alencar abrilhantou o encerramento do evento, à qual marcou com elogios tais como; segundo o presidente nacional da Abert, Daniel Pimentel, o presidente com sua coragem, otimismo e determinação marca o exemplo para todos aos quais estiveram presentes no evento- “O Brasil lhe admira”, enfatizou Daniel Pimentel.
Foram expostos vários dados, tais como:
Há 2292 FMs;
440 emissoras;
1749 rádios OM;
3685 comunitárias
Iremos chegar a 65% do território nacional, segundo o ministro das comunicações, com cobertura digital. Foi citada a seguinte frase do Paulo Freire, para análise:
“Se o homem muda o que não construiu (a natureza), porque se sente impotente para mudar o que construiu”.
Competição
A Competição é constituinte de nosso ser. Há diferença entre sermos ou não éticos. O mal do mundo é o excesso de individualidade. Não somos individuais, somos REDE; nossa subjetividade é intersubjetiva.
Só vivemos bem quando todas as coisas estão bem; não adianta crescer profissionalmente e não sentimentalmente. A violência, o aquecimento global,..é mais democrático, pois atinge a todos.
A responsabilidade social não é uma bondade a todos, mas uma necessidade. Quem compete eticamente sempre está no mercado. Se valorizo executivo para que ele vende muito,estou acabando com minha empresa,pois acaba com as outras questões.
Não podemos ensinar uma pessoa a conviver e a ter ética, mas a ter conhecimento. A competitividade associada à ética é sinônimo de competência. Temos uma população criativa que pode nos levar a um novo mundo.
Competição e ética têm que andar juntos. O que marca o ser humano é a lei. Acreditamos que nas olimpíadas vence o melhor. A gestão pública é o fundamento de nossa existência.
Oportunidade chama-se convergência tecnológica; é problema, é oportunidade. Há diferença básica entre um mundo analógico e digital. O mundo digital muda. Nos países desenvolvidos a primeira porta de acesso é o computador.
A internet representa 9% do investimento publicitário mundial que ultrapassa o rádio. A ferramenta não é idéia; a ferramenta é a ferramenta; ferramenta é semelhante à mídia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário