quinta-feira, 28 de maio de 2009

Normas Internacionais de Auditoria

Por Jaquelina Nascimento
O papel das normas de auditoria, segundo Cook é determinar a estrutura dentro da qual o auditor decide sobre o que é necessário à elaboração de um exame e à redação do relatório.Medir a qualidade dos objetivos de auditoria e dos atos designador a atingi-los é a finalidade dessas normas.
Há diferença entre normas e procedimentos de auditoria, ou seja, as normas controlam a qualidade de exame e do relatório, enquanto os procedimentos descrevem as tarefas realmente cumpridas na realização do exame pelo auditor.
Se quiser fazer um exame satisfatório,não se permite desvio algum nas normas de auditoria que são claramente estabelecidas.Os procedimentos descritos em termos genéricos, são os geralmente aceitos e podem ser modificados de modo a adaptarem-se a um trabalho específico de auditoria.
Os procedimentos de auditoria a serem aplicados no exame de uma empresa, em particular, são escolhidos pelo auditor, baseado em critérios pessoais de julgamento.O julgamento de auditor é fundamentado em anos de estudos;treinamentos e experiência , sendo um critério definitivo para todos os atos relacionados com a auditoria.
Normas Internacionais para o exercício profissional de Auditoria Interna
De acordo com a IIA(Entidade internacional dedicada ao desenvolvimento profissional do auditor interno), os propósitos das Normas Internacionais para o exercício da auditoria interna são:
• Estabelecer princípios básicos que representam a prática da auditoria interna na forma em que esta deveria ser;
• Fornecer um modelo para execução e promoção de um amplo leque de atividades de auditoria interna que represente valor agregado;
• Servir de base para a avaliação da auditoria interna;
• Incentivar a melhoria dos processos e operações da organização.
A prática de auditoria interna como ela deve ser é representada pelas Normas, Às quais são destinadas a servir a profissão de auditoria interna de forma total, nos vários tipos de organização em que auditores prestam sua contribuição.
Código de Ética
Promover uma cultura ética na profissão de Auditoria Interna é o propósito do Código de Ética, sendo apropriado e necessário para a profissão de auditoria interna.Há dois componentes essenciais no Código de Ética, ou seja, princípios e regras de conduta, aplicando-se tanto a indivíduos como a entidades que prestam serviços de auditoria interna.
Os princípios exigidos pelos auditores internos são os seguintes:
• Integridade à qual exige confiança;
• Objetividade, sendo que os auditores internos apresentam o mais alto grau de objetividade profissional na coleta , avaliação, comunicação de informações sobre a atividade ou processo em exame;
• Confidencialidade-Há um respeito ou valor á propriedade das informações pelos auditores internos;
• Competência-Conhecimento, habilidades e experi~encia são aplicados pelos auditores internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário