quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Marx e Engels escreveram um Manifesto. Qual o seu?


Por Jaquelina Nascimento

Ao iniciar a leitura do Manifesto do Partido Comunista escrito em 1848 por Karl Marx e Friedrich Engels, resolvi escrever minhas observações.

Karl Marx tinha apenas 30 anos e Friedrich Engels 28, sendo que deixaram um marco que reflete ainda hoje na sociedade e política como um todo.

Lutas de classes, progresso da humanidade, destruição da ordem burguesa e delegação do poder aos excluídos foram algumas “bandeiras” transcritas pelos sociólogos “revolucionários”.

Mas, seria o Manifesto uma Utopia ou a própria Utopia um Manifesto? Falava-se na época, ou seja, em 1848, em novo capitalismo global, no poder das grandes corporações e em individualismo também. Qual a diferença atualmente nos setores diversos da sociedade?

Creio que no mais íntimo de nosso ser há um Manifesto, assim como o de Engels e Marx. Parou para analisar qual o seu? Por quais causas você luta, quer sejam pessoais ou profissionais? Está valendo a pena? Sempre há um momento em nossas vidas para análises pessoais... Temos que ter tempo para pensar em nossos sonhos e objetivos de vida.

Se a resposta for não, então que tal começar a mudar primeiramente dentro de você e verás que suas maneiras de encarar a vida e de olhar os problemas serão outras.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário