terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Combate ao segundo tipo de tumor mais frequente no mundo: Câncer de Mama

Jaquelina Nascimento

Por Jaquelina Nascimento

O câncer de mama é acometido mais nas mulheres sendo os principais fatores de risco a exposição prolongada aos hormônios femininos, idade avançada, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética.

De acordo com o Dr. Drauzio Varella, estão também mais propensas a desenvolver a doença por causa da longa exposição aos hormônios femininos, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal (principalmente com estrogênio e progesterona associados), menstruaram muito cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos). No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis.

Presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama é o primeiro sintoma, sendo que a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos também são sintomas que devem ser analisados.

Uma das recomendações é que façamos o autoexame e pode ser feito até durante o banho; sempre procurar o médico é essencial.

Temos que nos cuidar a cada dia em todos os sentidos e principalmente não termos uma vida sedentária. A alimentação em relação a todo nosso organismo é essencial.

Fica a dica! Cuide-se! Forte abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário