quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Geração Saúde: SOS Verduras

2014 : Ano da mudanças alimentares

Amigos, todos os finais de anos fazemos várias promessas de mudanças e muitas vezes se não anotarmos na agenda passam despercebidas...

Uma de minhas metas é cuidar da saúde e fazer uma readaptação alimentar. Graças a Deus que iniciei o ano cumprindo muitas metas...

A exemplo de mudança esse foi parte de meu almoço maravilhoso, ou seja, salada de alface, tomate, cebola, pepino com limão e azeite.... Delícia ! E a sobremesa? Uma laranja.

De acordo com a enciclopédia Wikipédia, seguem os valores nutricionais abaixo de cada ingrediente:
  • Alface
O valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96 por cento do seu peso.
A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.
  •  Tomate
O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 miligramas em cem gramas), vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
O tomate é composto principalmente de água, possuindo, aproximadamente, catorze calorias em cem gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.
  • Cebola
Flavonóides
Os flavonóides apresentam efeitos potenciais como antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anticâncer, antidiabético, antiúlcera, entre outros.
Quercetina
Quercetina é um flavonóide amplamente distribuído no reino vegetal. Trata-se de um composto polifenólico presente naturalmente em vegetais como maçã, cebola, chá e em plantas medicinais como Ginkgo bilobaHypericum perforatum.
Atividade antioxidante
Entre as principais ações da quercetina destaca-se o seu poder de remover os radicais livres, exercendo um papel citoprotetor em situações de risco de dano celular.
Atividade cardiovascular
A mesma propriedade antioxidante descrita anteriormente é suficiente para reduzir o risco de morte por doenças e danos cardíacos. Neste sentido, a quercetina demonstrou diminuir a incidência de infarto do miocárdio e derrames cerebrais em pessoas da terceira idade. As populações que consomem produtos ricos em quercetina estatisticamente apresentam menores riscos de afecções cardiovasculares.
  •  Pepino
Esta planta é um ótimo tônico para o fígado, rins e vesícula, e dá força aos cabelos e unhas, pelo seu alto teor de sílica e flúor . É um eficiente diurético natural e ajuda a controlar a alta pressão arterial. Pode ser utilizado também nas enfermidades dos dentes e das gengivas. É indicado para amenizar dores de garganta .
Para facilitar a digestão do pepino, recomenda-se mastigá-lo bem.

    VAMOS QUE VAMOS !
  • Limão
Farmacologicamente, o limão é principalmente importante pelo seu valor nutricional de vitamina C e potássio.
  • Azeite
Fator importante para a saúde é que o azeite de oliva previne oxidações biológicas porque é rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres. Os radicais livres são muito nocivos à saúde pois são responsáveis pelo envelhecimento, e doenças degenerativas, como o câncer por exemplo.
Cientistas observaram que os povos das regiões do mediterrâneo tem vida mais saudável com baixo nível de infarto e câncer, por esses povos serem os maiores consumidores do azeite de oliva, e outras substâncias de uma dieta saudável, como peixe e verduras.

Fica a dica ! Forte abraço. Jaquelina Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário