sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Andando de canoa no rio Parnaíba : Recepcionando amiga de SP

Passeio cultural !

Vamos valorizar nosso rio Parnaíba !
 Amigos, na última terça (31.12) fui andar de barco com minha amiga que reside em SP. Confesso que para nós que vivemos na Princesa do Sul pode ser algo corriqueiro, mas para os turistas é uma novidade.

Pudemos andar no rio perene e analisar como infelizmente ainda é tão maltratado,sujo e poluído.

Foi um momento de muita alegria para nós também irmos a Barão de Grajaú-MA , bem como termos feito novas amizades....

Saiba mais sobre o rio Paranaíba de acordo com a enciclopédia Wikipédia:

O rio brasileiro que banha os estados do Maranhão e do Piauí, ou seja, o rio Parnaíba.
O rio nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras, sul do Maranhão, que, atualmente, é preservada pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.
O rio nasce numa altitude da ordem de setecentos metros, da confluência principalmente de três cursos d'água: o Água Quente, na divisa do Piauí com o Maranhão, o Curriola e o Lontra, no Piauí.
 Percorre cerca de 1 450 km até sua desembocadura no Oceano Atlântico. Compreende três cursos:
Conscientização social é tudo !
O Rio Parnaíba situa-se em uma área de transição entre o Nordeste árido, com vegetação pobre e a Amazônia, coberta de florestas, denominada Meio Norte do Brasil. O Rio Parnaíba banha vinte municípios do Piauí e 22 do Maranhão. O regime do Parnaíba é pluvial, como quase todos os rios e bacias brasileiras.
Tem declividade acentuada, de suas nascente até o município de Santa Filomena, sofrendo a partir daí uma redução gradativa, chegando, nos últimos quilômetros do seu percurso, a uma declividade de menos de 25 cm/km. No leito do Parnaíba corre, a cada ano, 20 bilhões de metros cúbicos de água, enquanto a precipitação pluviométrica média, ao longo das regiões que o rio percorre, está em torno de 1.500 mm/ano.
O Vale do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes, centenas de lagoas, e ainda, a metade da água de subsolo do Nordeste,o avaliadas em dez bilhões de metros cúbicos ao ano. No Maranhão, os afluentes mais importante são o Rio Parnaíbinha, que apesar do nome tem maior volume de água e que o próprio Rio Parnaíba, o Rio Medonho e Rio Balsas.Os afluentes no estado do Piauí são GurgueiaUruçuí-PretoCanindéPoti e Longá.



Riqueza natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário