Passeio cultural ! |
Vamos valorizar nosso rio Parnaíba ! |
Pudemos andar no rio perene e analisar como infelizmente ainda é tão maltratado,sujo e poluído.
Foi um momento de muita alegria para nós também irmos a Barão de Grajaú-MA , bem como termos feito novas amizades....
Saiba mais sobre o rio Paranaíba de acordo com a enciclopédia Wikipédia:
O rio brasileiro que banha os estados do Maranhão e do Piauí, ou seja, o rio Parnaíba.
O rio nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras, sul do Maranhão, que, atualmente, é preservada pelo Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.
O rio nasce numa altitude da ordem de setecentos metros, da confluência principalmente de três cursos d'água: o Água Quente, na divisa do Piauí com o Maranhão, o Curriola e o Lontra, no Piauí.
Percorre cerca de 1 450 km até sua desembocadura no Oceano Atlântico. Compreende três cursos:
- Alto Parnaíba - das nascentes até a Barragem de Boa Esperança;
- Médio Parnaíba - da barragem até a foz do Rio Poti em Teresina;
- Baixo Parnaíba - desta foz até o Oceano Atlântico.
Conscientização social é tudo ! |
O Rio Parnaíba situa-se em uma área de transição entre o Nordeste árido, com vegetação pobre e a Amazônia, coberta de florestas, denominada Meio Norte do Brasil. O Rio Parnaíba banha vinte municípios do Piauí e 22 do Maranhão. O regime do Parnaíba é pluvial, como quase todos os rios e bacias brasileiras.
Tem declividade acentuada, de suas nascente até o município de Santa Filomena, sofrendo a partir daí uma redução gradativa, chegando, nos últimos quilômetros do seu percurso, a uma declividade de menos de 25 cm/km. No leito do Parnaíba corre, a cada ano, 20 bilhões de metros cúbicos de água, enquanto a precipitação pluviométrica média, ao longo das regiões que o rio percorre, está em torno de 1.500 mm/ano.
O Vale do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes, centenas de lagoas, e ainda, a metade da água de subsolo do Nordeste,o avaliadas em dez bilhões de metros cúbicos ao ano. No Maranhão, os afluentes mais importante são o Rio Parnaíbinha, que apesar do nome tem maior volume de água e que o próprio Rio Parnaíba, o Rio Medonho e Rio Balsas.Os afluentes no estado do Piauí são Gurgueia, Uruçuí-Preto, Canindé, Poti e Longá.
Riqueza natural |
Nenhum comentário:
Postar um comentário