sábado, 11 de janeiro de 2014

O Futuro da Humanidade : O Futuro do Piauí


A trajetória de Marco Polo, um jovem estudante de medicina de espírito livre e aventureiro como o do navegador veneziano do Século XIII é contada no livro O Futuro da Humanidade, autoria de Augusto Cury, em quem seu pai se inspirou ao escolher seu nome. Marco Polo se vê diante de uma realidade dura e fria ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, ou seja, a falta de respeito e sensibilidade dos professores em relação aos pacientes com transtornos psíquicos, que são marginalizados e tratados como se não tivessem identidade.

Muitas universidades não ensinam seus discentes a serem pensantes e a agirem com amor a partir da graduação, bem como a olhar o outro como se fosse ele mesmo. Quando trabalhamos no que amamos com certeza tudo o que fazemos não se torna um fardo.

Uma das questões que me chamou atenção no personagem foi sua indignação ao desafiar profissionais de renome internacional para provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação - e menos remédios. Ele acaba causando uma verdadeira revolução nas mentes e nos corações das pessoas com quem convive acreditando na força do diálogo e da psicologia.

Augusto Cury enfatiza que “Um homem sem histórias é um livro sem letras”. De fato porque cada um de nós escreve uma história no dia a dia e para que serve um livro sem letras? Assim é nossa vida sem histórias. Temos que analisar nossas atitudes todos os dias e recomeçar sempre que necessário.

Deixo esse pensamento abaixo maravilhoso e muito forte do autor para que pensemos sempre em nossos objetivos de vida:

“Vocês podem calar a minha voz, mas não os meus pensamentos!
  Vocês podem acorrentar meu corpo, mas não a minha mente!
  Não serei plateia dessa sociedade doente, serei autor da minha história!
  Os fracos querem controlar o mundo; os fortes, o seu próprio ser!
  Os fracos usam as armas; os fortes, as ideias! “

Que possamos ser fortes, autores de nossas histórias e desbravadores de novas ideias e atitudes para que possamos ser o futuro da humanidade e o futuro de Floriano e do Piauí que queremos.

Vamos que vamos com Fé em Deus!

Forte abraço! Jaquelina Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário