sábado, 25 de julho de 2015

Parque Nacional Serra da Capivara: Sonho realizado graças a Deus

Há um tempo determinado para todas as coisas e o tempo de realizar mais um sonho chegou a nossas vidas graças a Deus. Ao entrar de recesso do trabalho fomos conhecer o Parque Nacional Serra da Capivara, a fábrica Cerâmica Capivara, o Museu do Homem Americano e a cidade de São Raimundo Nonato como um todo.

Foram momentos de muitas descobertas, aprendizagens, análises culturais e espirituais, novas amizades e acima de tudo aproveitei esse período para ler mais a bíblia e crescer em termos pessoais.

Tivemos a oportunidade de conhecer o Boqueirão da Pedra Furada, Serra Branca e Andorinhas, Baixão das Mulheres, Pedra Furada, Cavernas, Refúgio dos macacos, Caldeirão, Toca da Baixa de Paulino, entre outros no Parque.

O que falar sobre a viagem? Obrigada Senhor Jesus Cristo por mais uma realização pessoal. Abraços. Jaquelina Nascimento
Pedra Furada

Saiba mais
(Fonte: Informações adquiridas através do Guia)

O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, João Costa e Coronel José Dias.

A criação do Parque Nacional Serra Capivara teve múltiplas motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos.
Em 1991 a UNESCO, pelo seu valor cultural, inscreveu o Parque Nacional na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 2002 foi oficializado o pedido para que o mesmo seja declarado Patrimônio Natural da Humanidade.

As pinturas rupestres são a manifestação mais abundante, notável e espetacular deixada pelas populações pré-históricas que viveram na área do Parque Nacional, desde épocas muito recuadas. Os três sítios que apresentaram as mais antigas datações obtidas na área do Parque Nacional são abrigos-sob-rocha. Um abrigo-sob-rocha forma-se pela ação da erosão que agindo na base dos paredões rochosos vai desagregando a parte baixa das paredes fazendo com que se forme, no alto, uma saliência. Esta funciona como um teto que protege do sol e da chuva o solo que fica sob o mesmo. Com o progresso da erosão, a saliência torna-se cada vez mais pronunciada até que, sob a ação da gravidade, fratura-se e desmorona.
Boqueirão da Pedra Furada

Os homens utilizaram a parte protegida dos abrigos como casa, acampamento, local de enterramentos e suporte para a representação gráfica da sua tradição oral.

O maior atrativo do Parque é a densidade e diversidade de sítios arqueológicos portadores de pinturas e gravuras rupestres pré-históricas. É um verdadeiro Parque Arqueológico com um patrimônio cultural de tal riqueza que determinou sua inclusão na Lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Durante milênios as paredes dos sítios foram pintadas e gravadas por grupos humanos com diferentes características culturais que se refletem nas escolhas gráficas que aparecem nos sítios. O visitante pode hoje observar um produto gráfico final que foi realizado gradativamente e que pela sua narratividade evoca fatos da vida cotidiana e cerimonial da vida em épocas pré-históricas.

A esse interesse antropológico se soma uma rara beleza e qualidade artística das obras que apesar de traços similares às pinturas pré-históricas das cavernas da França e da Espanha, abrigos sob-rocha da Austrália, apresenta um perfil típico, único na região do Nordeste do Brasil.

A exposição do Museu do Homem Americano, na Serra da Capivara, é resultado de quatro décadas de pesquisas na região do parque e revela a evolução da cultura material do homem pré-histórico no continente. Organizada de forma didática, a coleção com cerca de 90 peças exibe no mezanino os exemplares mais valiosos, como os seixos queimados em fogueira há 50 mil anos, a machadinha de pedra polida de 9 200 anos e fragmentos de cerâmica de 8 960 anos.

A Cerâmica Serra da Capivara está localizada no povoado do Barreirinho, na área de entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, no município de Cel. José Dias, sudeste do Piauí, em pleno semiárido. Ela está em funcionamento desde agosto de 1993.

A motivação de sua criação foi possibilitar às pessoas que moravam na área de entorno uma nova atividade como fonte de renda, diminuindo, assim, a depredação do meio ambiente (fauna e flora característicos da caatinga) e do patrimônio cultural do Parque (pinturas rupestres e vestígios arqueológicos).
Fábrica Cerâmica Capivara

Portanto, além de toda a beleza e funcionalidade das peças Cerâmica Serra da Capivara, existe um valor social agregado que contribui com o desenvolvimento da região e protege o patrimônio cultural e ecológico do Parque Nacional Serra da Capivara, pois, hoje, são 32 famílias que deixaram atividades que podiam depredar esse ecossistema.

Mais imagens abaixo:


Amei a receptividade : Grupo maravilhoso



















Nenhum comentário:

Postar um comentário