quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Seminário "Um Prêmio para quem Trabalha por um Brasil Melhor"


Por Jaquelina Nascimento
O Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, a ONU, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade realizaram o Seminário Estadual da terceira edição do Prêmio ODM Brasil, dia 16 de setembro, quarta-feira, com início às 9 horas, no auditório da FIESP, Av. Paulista 1310, cidade de São Paulo/SP.
Seminário teve cinco momentos:
1 - Abertura solene, com autoridades e lideranças.
2 - Explicação sobre o Prêmio ODM Brasil, que foi criado para estimular as iniciativas de prefeituras, universidades, empresas e organizações da sociedade civil que contribuem para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento do milênio. A presença de sua instituição no seminário do dia 9 é importante se ela executa projetos inovadores de combate à fome, de educação básica, de valorização da mulher, de melhoria da saúde das gestantes, de combate ao HIV/AIDS, malária e outras doenças, de sustentabilidade ambiental, de geração de trabalho e renda, dentre outros.
3 - Oficina sobre Municipalização dos ODM que buscará estimular os municípios a terem os ODM como referência para implementar as políticas públicas. Trata-se de um pacto em torno da urgência de melhorar a qualidade de vida de milhões de brasileiros a partir das cidades de todo o país.
4 - Oficina sobre mobilização para implementar os ODM, que tem como ponto de partida ricas experiências de parceiros em sensibilizar e envolver pessoas, empresas e instituições para o alcance dos Objetivos do Milênio.
5 - Formação de Núcleo Estadual de disseminação dos ODM. Este núcleo tem um papel permanente que é o de mobilizar para os ODMs, mas também a tarefa de estimular inscrições para a terceira edição do prêmio.
De acordo com a Gerente da Petrobrás, Ingrid Louro, é importante ter representantes da sociedade para a construção do desenvolvimento do milênio.
“A Petrobrás contribui em várias formas a exemplo do Pré-Sal. Contribui no engrandecimento do país; geração de emprego. A ODM representa um problema não só do Brasil, mas do planeta”, afirma.
Para Vicente Carlos, assessor da caixa econômica, está-se vivendo um novo ciclo histórico do desenvolvimento, ou seja, combate à desigualdade social.
O representante da União da Moradia Popular, Donizete Fernandes, o objetivo desse seminário é cumprir as metas do milênio. “Nossa organização luta pela moradia. Como um país tão rico ter tantas pessoas excluídas? É importante termos um estado democrático de direito”, afirma.
Para Denize Mota, representante da CUT, é importante que tenhamos uma jornada forte de saúde, educação e previdência e que seja exercida a participação popular, sendo a responsabilidade social uma estratégia. “Qual o desenvolvimento que querem para nosso país além do econômico?”, enfatiza.
“Os municípios têm suportado uma carga para atender demandas sociais. O objetivo do milênio é um fato importante”, diz o prefeito de Osasco, Emídio de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário