terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tempo presente ou tempo futuro?-Juventude


Por Jaquelina Nascimento
No ano passado me ligaram (por questões éticas não citarei a fonte) perguntando se tinha algum ARTIGO sobre a CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE à qual participei em Brasília. Ultimamente estou lendo mais ainda sobre Políticas de Juventudes para adquirir maiores conhecimentos.
Antes, gostaria de compartilhar um pouco sobre minha experiência enquanto MILITANTE ESTUDANTIL. Fiz dois cursos simultaneamente, ou seja, JORNALISMO (UFPB) e Enfermagem (Faculdade Santa Emília de Rodat-PB) bem como atuava como atriz em peças infantis nos teatros da PB.Assim que iniciei enfermagem fiz muitas amizades e fiquei inquieta para resolver as questões da sala de aula. Resultado: Fui Presidente de turma por três anos.
Comecei a aprender o que era POLÍTIC A mesmo sem saber minha paixão pela causa; mas não parou por aí. Houve eleição para o CENTRO ACADÊMICO –CA e uma cena à qual me marcou muito foi quando , ao término da aula, tinha uma quantidade enorme de alunos graduandos reivindicando que eu me lançasse candidata á presidência do CA. Foi o que fiz e graças a DEUS minha chapa “DIREITOS DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM’ venceu.
Mais uma etapa foi vencida e fui convidada a participar do DCE - Diretório Central dos Estudantes da UFPB. Participei de vários debates com jovens de vários estados através das viagens que fazia...Então decidi atuar enquanto jornalista na área de ASSESSORIA.
Por que estou compartilhando toda esta questão? Hoje percebo que a quantidade de jovens que se interessa por POLÍTICA é ínfima. Há uma frase que gosto muito: “Quem não gosta de política é dominado por quem gosta”. Prova do que estou citando está nas Câmaras de Vereadores, Prefeituras, Governos, Câmara Federal, Senado e Presidência, ou seja, quantos jovens ocupam cadeiras nestas casas?
Tempo presente ou tempo futuro?-Juventude: é uma reflexão à qual estou fazendo este mês. Você, jovem, lembra em quem votou nas últimas eleições?
Na Conferência de Juventude pude relembrar minha época de militante. Vários jovens se reuniram em salas temáticas tais como:

• Políticas de juventude;
• Educação;
• Trabalho;
• Cultura;
• Qualidade de vida e crescimento saudável;
• Família;
• Diversidade, vida segura e direitos humanos;
• Participação;
• Novas tecnologias;
• Migrações internacionais, entre outros.
Na próxima oportunidade compartilharei de forma detalhada sobre cada tema.
Obrigada pela companhia!
Firme na Rocha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário