quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Um Político nota 10. Como ser?

Foto: Amanda Fischer
Por Jaquelina Nascimento
Há várias literaturas pertinentes a vereadores, prefeitos, governadores, deputados federais e estaduais, lideranças associativas e sindicais, entre outras; entretanto estive analisando através de várias leituras nesta área em “Como ser um político nota 10”.
Qual a verdadeira missão de um político? Em 2005 quando fui assessora de imprensa de uma vereadora no PI, pude perceber várias questões no que diz respeito á função pública tais como:
• Primeiro: A pessoa quando decide assumir um cargo público, seja qual for, tem que se conscientizar de que a partir daquele momento será considerada UMA PROPRIEDADE PÚBLICA;
• Segundo: Quando visitávamos as comunidades carentes percebi que a “propriedade pública” tem que sentir a DOR DO POVO;
• Terceiro: Atender sempre bem as pessoas, ou seja, sendo cortês, amável, dar prioridade, demonstrar boa vontade, dar orientação segura, falar a verdade, usar linguagem apropriada, não dar ordens e dar atenção aos pedidos é essencial.
Cada estado, região, ou seja, localidade tem suas necessidades prioritárias e urgentes. Tem-se que conhecer a cultura como um todo e acima de qualquer questão, OUVIR A COMUNIDADE, ou seja, suas prioridades e anseios por mudanças direcionadas.
No Brasil há muitas pessoas que vivem de aposentadorias; falo com propriedade por ter em minha família pessoas que recebem cada mês um determinado valor. A esperança do povo está nas alterações ou práticas das leis do país. Como deve ser a atitude do político nota 10 diante de tal situação?
1. Ele deve tomar decisões rápidas;
2. Ter flexibilidade quanto aos meios de atingir seus objetivos;
3. Cumprir sempre o que fala;
4. Ter como instrumento para o crescimento como um todo o aprendizado com os erros;
5. Ser ousado.
Quando se tem o desejo por mudanças, há o crescimento coletivo, ou seja, o grupo cresce, tal como um time de futebol, isto é, não importa quem deu o passe para o gol, mas que o gol foi feito e que favoreceu toda equipe- Espírito de solidariedade, altruísmo e benefício à comunidade.
É sempre muito bom escrever sobre política. Por que penso assim? A resposta é o AMOR O OUTRO, ou seja, AO PRÓXIMO MAIS PRÓXIMO, pois se não cuidarmos de quem está do nosso lado, quer seja na família ou trabalho, como poderemos CUIDAR DE TODA COMUNIDADE?
Meu desejo é realmente escrever bastante sem parar, mas agora, COM SUA LICENÇA, tenho que PRATICAR.
Obrigada pela companhia.
Firme na Rocha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário