segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Trânsito: teoria x prática


Por Jaquelina Nascimento

Na última sexta, 18, recebi um Manual de Formação de Condutores Veicular no curso para adquirir minha habilitação AB. Fiquei refletindo ao iniciar a leitura, pois a diferença entre TEORIA e PRÁTICA é enorme de acordo com as infrações, acidentes e mortes causadas por motoristas que desrespeitam e ignoram as regras.
Quando eu era adolescente, conclui meu colegial em Campina Grande e tinha uma colega que foi atropelada, sendo jogada a quilômetros do local vindo a falecer. A jovem perdeu a vida e o rapaz, à qual dirigia bêbado, que causou o acidente está solto, por ser de família “nobre”. Que país é esse?
De acordo com minha professora de Legislação no trânsito, Viviane, 40.000 pessoas morreram na guerra do Vietnã, sendo que no Brasil 52 mil pessoas morreram de acidente de trânsito ano passado; essa questão me faz ter mais convicção de que não é necessário só aprender LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO, mas a PRÁTICA evita acidentes, mortes, entre outros.
Temos acompanhado muitos casos na TV de pessoas que ficam stressadas e agridem verbalmente cidadãos de bens e até matam devido ás discussões devido às ultrapassagens, etc. Manter a calma, bom senso e ceder é a base para uma convivência próspera nas ruas.
De acordo com Wikipédia, Lei Seca é uma denominação popular da proibição oficial de fabricação, varejo, transporte, importação ou exportação de bebidas alcoólicas.
Modificação do Código Nacional de Trânsito (Fonte- Wikipédia)
“Em 19 de junho de 2008 foi aprovada a Lei 11.705, modificando o Código de Trânsito Brasileiro. Apelidada de "lei seca", proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos,ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.
Apesar de não ser permitida nenhuma concentração de álcool, existem valores fixos, prevendo casos excepcionais, tais como medicamentos à base de álcool e erro do aparelho que faz o teste. A concentração permitida no Brasil é de 0,2 g de álcool por litro de sangue, ou, 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro.
Atualmente, a falta de fiscalização intensiva faz com que a "Lei Seca" não seja respeitada por muitos motoristas”
Pude acompanhar matérias em Brasília sobre a Lei Seca e percebi que não houve muita mudança, pois ainda há pessoas que dirigem bêbadas colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas.
Não tive oportunidade de tirar minha habilitação ao completar 18 anos, entretanto o tempo chegou, ou seja, hoje tenho maturidade suficiente para dirigir por mim e principalmente pelos outros literalmente, pois o número de pessoas infratoras é hiperbólico.
Vamos pensar mais no outro quando formos dirigir. Praticar a legislação do Trânsito evita acidentes. Consientizar-se é essencial!
Firme na Rocha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário