quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Trânsito: qual o valor de uma vida?


Por Jaquelina Nascimento
Ontem à noite estava na aula de CFC-Centro de Formação de Condutores e me deparei com várias situações reflexivas. A turma é composta por pessoas de diferentes faixas etárias, o que a torna mais especial ainda.
O tema de ontem foi sobre NEGLIGÊNCIA, IMPRUDÊNCIA e IMPERÍCIA, constituindo assim tipos de falhas humanas.
De acordo com a OMS-Organização Mundial de Saúde, em termos de porcentagem referente a acidentes de trânsitos foram verificadas as seguintes:
90% dos acidentes são causados por falhas humanas;
6% pela via;
4% são causados por falhas mecânicas.
Em termos de direção defensiva, foram analisadas as seguintes questões:
· Conhecimento-Através do conhecimento as pessoas mudam em todos os sentidos, entretanto tem que ser renovado sempre. Faz com que as pessoas não sofram abusos, ou seja, o conhecimento muda paradigmas;
· Atenção-Cuida do outro só quem ama. Atenção é essencial em todas as áreas da vida e a questão psicológica modifica o estado de atenção do motorista podendo ser fatal ou não;
· Previsão;
· Decisão-Indecisão causa colisão;
· Habilidade.
Minha professora de CFC recebeu uma péssima notícia sobre um acidente com vítima fatal, sendo que a mesma é o namorado da amiga dela. A vítima estava pilotando uma moto bêbado à qual perdeu o reflexo e vindo a falecer.
Fico pensando: Trânsito-Qual o valor de uma vida? Gostaria que você respondesse!

A vida é decidida em questões de segundos, entretanto temos que dirigir pensando mais nos outros do que em nossa própria vida.
É mais uma responsabilidade enfrentada, pois há pessoas que refletem a questão emocional no trânsito, ou seja, na forma de dirigir e desrespeito ao outro.Dirija com responsabilidade!
Firme na Rocha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário