quarta-feira, 28 de abril de 2010

Conseqüências das Mudanças Climáticas


Por Jaquelina Nascimento

As chuvas e marés cheias intensificam o aquecimento global cuja conseqüência é o desmoronamento nos morros e inúmeras mortes, como foi o caso no estado de Rio de Janeiro mais recente.

Ao ler a matéria no Jornal O Estado de São Paulo desta terça, 13/04, o que mais me chamou atenção foi que especialistas afirmam que as cidades precisam começar a se preparar a partir de agora para eventos causados por mudanças climáticas.

A preparação das cidades é essencial para que possamos “evitar” danos às cidades e população como um todo. Um dos caminhos é o trabalho de conscientização quanto às formas de armazenamentos dos resíduos, ou seja, dos lixos e a verificação das áreas de risco quanto às moradias e retiradas das pessoas desses locais.

O professor de economia da PUC – Rio Sérgio Besserman afirmou ao jornal que o que a ciência diz é que não vai demorar mais de 44 anos para chover de novo dessa forma, haverá mais chuvas como essas e talvez até mais intensas e que em São Paulo o tamanho da cidade e a alta taxa de impermeabilização dificultam a adaptação.

Temos que analisar as questões geográficas para entendermos as situações pertinentes às alterações climáticas e sociais a exemplo da cidade do Rio de Janeiro que possui uma complexidade referente ao elemento natural, ou seja, é uma cidade litorânea enfrentando assim uma subida do nível do mar com o aumento da temperatura.

A água escorre pelas montanhas quando chove seguindo assim para os rios e vai ao litoral provocando assim inundação ao descer, bem como se encontrando nos canais naturais e artificiais mais cheios porque as marés não conseguem escoar tornando-se assim as inundações mais graves.

Quando se coloca lixos em áreas impróprias, permite-se o acúmulo de água que escoa nas comunidades, dificultando assim a preservação das cidades e a saúde da população.

Vamos fazer nossa parte para que haja preservação da vida e da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário