quinta-feira, 1 de abril de 2010

Jaquelina também é CULTURA! Vacas da Cow Parade invadem São Paulo



Fonte: Época SP

No final de setembro de 2009, 15 pessoas passaram de oito a dez horas por dia (inclusive nos finais de semana) enfurnadas num galpão no Butantã, zona oeste da cidade. Até o final de dezembro, elas aprontaram pelo menos 75 projetos artísticos em moldes de vaca feitos de fibra de vidro. Na sexta-feira (22), os bovinos decorados serão expostos pelas calçadas na segunda edição paulistana da Cow Parade, evento de arte criado em 1998, na Suíça, pelo artista Pascal Knapp. O projeto já aconteceu em 58 cidades, com cerca de 4.400 vacas produzidas, e virou movimento artístico pop de projeção mundial.

São Paulo foi a primeira capital sul-americana a receber o evento, em 2005, e a ganhar uma segunda edição, que segue nas ruas até 21 de março. “A proposta é levar arte ao cotidiano da população, por meio de intervenções criativas e bem-humoradas”, diz Ester Krivkin, diretora da Top Trends, agência responsável pela Cow Parade no Brasil.

Na primeira edição, foram expostas 85 esculturas. Desta vez, a meta é produzir todos os 97 projetos sugeridos por artistas e designers e aprovados pela organização da Cow Parade. A Top Trends banca de 10% a 15% das vacas. As outras são “adotadas” por patrocinadores, que desembolsam R$ 40 mil por projeto. Nesta ano, a exposição conta com cerca de 75 mimosas garantidas. Ester e sua sócia, Catherine Duvignau (veja vídeo da Casa e Jardim com ela clicando aqui), calculam que até março a edição atraia mais patrocinadores e bata o recorde de 105 esculturas da Cow Parade carioca de 2007. Ou seja, o rebanho ainda pode crescer.

As obras são leiloadas para ajudar projetos sociais. Já houve quem comprou e depois descobriu que o bicho não cabia em sua varanda


A maioria dos criadores, 67 deles, são nomes ainda desconhecidos do grande público, aprovados no processo seletivo. Os outros 30 foram convidados pela organização da Cow Parade. São profissionais de renome, como os arquitetos Marcelo Faisal, que assina a Vá carbono, e Fernanda Marques, criadora da vaca Jeff cows, inspirada na obra do escultor americano Jeff Koons. Outro destaque é a obra do artista plástico Waldemar Marangoni, que usou a vaca como tela de um cenário paulistano dos anos 1940.



Nenhum comentário:

Postar um comentário