quarta-feira, 17 de julho de 2013

O que é ser líder de Si mesmo?

Jaquelina Nascimento

Por Jaquelina Nascimento
 
Muitos executivos, profissionais autônomos, empresários de diversas áreas se preocupam em aprender em como liderar uma empresa e o que realmente significa ser líder.

Na faculdade de enfermagem estudei a disciplina de psicologia e um dos temas abordados era sobre liderança, ou seja, o que é ser um líder, nasce ou se aprende a liderar?, entre outros.

Fico refletindo que a maioria das pessoas não se preocupa em saber ser líder de si mesmo, isto é, em mudar primeiro o pensamento, a atitude mais ínfima de sua psique à qual reflete em decisões que se propaga na vida de pessoas na sociedade como um todo.

Ter autocontrole, domínio próprio e ser mais racional para se tomar grandes decisões faz a diferença. Muitas pessoas pensam em ser a diferença no mundo dos negócios, mas se essa diferença não começar em seu interior, em dominar a si mesmo, em não olhar os outros com maus olhos, em tomar decisões com ousadia e muitíssima coragem: essa sim é diferença.

Na vida, estamos aprendendo sempre em relação a tudo e a todos. Ser líder de si mesmo é conhecer o que é melhor para sua vida, sua psique e acima de tudo conhecer que não adianta querer fazer a sua vontade, pois nem sempre o que queremos é o melhor para nossas vidas. Então temos que querer sempre continuar nadando contra a maré e o que se diz normal nesta vida.

Em uma das obras de Augusto Cury, o mesmo afirma que “o ser humano tem tecnologia para destruir montanhas, mas tropeça nas pedras do seu medo e mau humor. O ser humano é capaz de dirigir um veículo mil vezes pesado do que ele, mas não sabe controlar a ansiedade que destrói sua paz e prazer de viver”. E você sabe ser líder de Si mesmo?


Para outras informações visite meu blog: jaquelinanascimento.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário