quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Humanização : Cuidar de quem Cuida

Só podemos dar o que temos: Primeiro nos cuidar e após cuidar do outro

Amigos, essa madrugada (20) estava lendo o livro " O Futuro da Humanidade " de autoria de Augusto Cury e fiz uma retrospectiva em minha vida no que concerne a área de saúde, ou seja, de quando estava atuando como enfermeira.

Sempre em rodas de amigos eu questionava sobre o tratamento humanizado que os pacientes têm que receber por parte dos médicos e enfermeiros, bem como dos profissionais de saúde como um todo.

Como os profissionais poderão amar os pacientes se não se amarem; como poderão cuidar se não se cuidam; como poderão desenvolver a profissão com prazer e amor se trabalham, alguns, de forma mecânica e no final do mês recebem, alguns, um salário desmotivador?

Fala-se muito em humanização, mas os médicos e enfermeiros também têm que ser cuidados pelos locais de trabalhos através de palestras motivacionais, dinâmicas de integração de grupo e trabalho de descentralização sem que haja uma disputa, mas sim o altruísmo, isto é, um querendo ajudar o outro e não querendo passar a perna no outro.

Sabe, lembro-me quando estava em João Pessoa atuando no Hospital de Câncer e analisava a necessidade de cada paciente de algo a mais do que os medicamentos e esse algo a mais é :

Amor, carinho, respeito, compreensão, abraço, sorriso, palavra motivadora, tanto ao paciente quanto aos familiares.
VAMOS QUE VAMOS !

Augusto Cury refrata muito bem em sua obra sobre medicina x túmulo e gostaria que analisasse abaixo:

" Um dia nós vamos para a solidão de um túmulo. Uma criança de um dia de vida já é suficientemente velha para morrer. A morte é a derrota da medicina. Todavia, apesar das limitações da ciência, devemos usar todas as nossas habilidades não apenas para prolongar a vida, mas para fazer dessa breve existência uma experiência inesquecível.

Os médicos devem ser pessoas de rara sensibilidade, artesãos das emoções, profissionais capazes de enxergar as angústias, as ansiedades e as lágrimas por trás dos sintomas. Caso contrário, tratarão de órgãos e não de seres humanos. Acima de tudo, os médicos, bem como todos os profissionais que cuidam da saúde humana, devem ser vendedores de sonhos.

Pois, se conseguirmos fazer nossos pacientes sonharem ainda que seja com mais um dia de vida ou com uma nova maneira de ver suas perdas, teremos encontrado um tesouro que reis não conquistaram... "

Amigos, passo a analisar também a questão política, pois se um político não cuidar primeiro de sua Casa, ou seja, de suas lideranças com amor, carinho , preocupação com os mesmos e acima de tudo altruísmo, isto é, ajudá-los nem que seja com uma palavra, não haverá a diferença......

Ministrando palestra sobre saúde na zona rural


VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS !

Forte abraço.

Jaquelina Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário