quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O que vale mais?

VAMOS EM FRENTE!



Por Jaquelina Nascimento

Cultura, atraso cultural, subcultura, etnocentrismo, estrutura e organização social, socialização, relativismo cultural, status, papel, controle e perfil social, sanções, direito,... Ufa!

São muitos termos a serem analisados no que concerne à sociologia jurídica, mais especificamente, ao termo cultura, entretanto mais importante do que aprender todas as regras é colocá-las em prática através do respeito com as mais diversas formas de expressão de ideias e conceitos.

Por que uma pessoa da área jurídica tem que dominar a questão social? Pois bem, é porque temos que conhecer o fato social em si, sendo o homem produto do meio e suas ações refletidas através do modo à qual um determinado grupo a apresentou.

O antropólogo Edward Taylor afirmou que cultura é um todo complexo que abarca conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e outras capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade.

Através da cultura, muitos jovens e famílias podem se desviar dos vícios e do mundo da criminalidade, pois estão aprendendo a dar mais valor à vida e à sua comunidade em si. O que vale mais? O respeito, a fé e a esperança através da dança, dos costumes, do modo de pensar e agir de determinado povo. 

O direito possui um caráter socializador cumprindo um papel do status quo e servindo a favorecer o domínio legítimo do poder político sobre a opinião pública.

Hoje (16) pela manhã como de costume sempre leio a bíblia, um pequeno versículo que está no livro de Romanos 3:27 me chamou mais atenção: “... a lei da Fé...”.

Estou cursando o segundo período de direito e já estudei várias leis referentes ao direito civil, penal, eleitoral, constitucional, entre outras que por curiosidade fui além do curso. Mas essa lei que me deparei e me deparo todos os dias em minha vida é a mais importante: a da Fé.

São tantas as injustiças vividas nesse mundo e são tantos os desrespeitos culturais a que os povos do mundo inteiro sofrem por puro preconceito de classes que se julgam superiores a outras e de até mesmo seres que se julgam superiores por ocuparem determinados cargos na sociedade que as pessoas muitas vezes não dão valor às suas raízes.

Fé significa certeza. E através dessa certeza podemos ter “o que vale mais” nessa vida que é a prática do amor e respeito ao próximo sem ter que pisar nas outras pessoas para crescerem na vida.

Fica a dica: Vivamos a lei da fé e do amor. Confiemos na JUSTIÇA DE DEUS, essa justiça sim, nunca falha.

VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS!

Forte abraço




Nenhum comentário:

Postar um comentário