terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ética: Exercício da Cidadania


Por Jaquelina Nascimento

Amigos, muito se fala sobre ética e pouco se vive. Mas o que seria o significado ? Ética é a ciência da moral, isto é, da esfera do comportamento humano. e refere-se a construir um bom caráter enquanto pessoa e profissional.

Há vários princípios éticos constituindo assim as normas sobre agir em função do valor do bem visado pela nossa ação ou do objetivo final que dá sentido à vida humana e não de um interesse puramente subjetivo.

Quanto a esse interesse subjetivo é o que mais analisamos nos dias atuais, pois há uma controvérsia entre teoria e prática do princípio ético, sendo que muitas pessoas não sabem e nem se interessem em tê-los praticados em suas vidas ainda mais na vida da comunidade.

O princípio da cidadania depende de cada um de nós, ou seja, de fazermos nossa parte a começar pela nossa vizinhança. Durante séculos, a miséria é fruto da omissão e do descaso sistemáticos da cobiça e da ganância de alguns.

De acordo com o decreto 1.171/1994 ( Código de Ética Profissional do Servidor Público), toda pessoa tem direito à verdade, ser cortês, disponibilidade e atenção respeitando as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, entre outros são questões altamente essenciais.

A cada dia temos que ter comportamentos irrepreensíveis quanto à nossa moral e caráter praticando sempre o exercício da cidadania e ajudando as pessoas sem interesses pessoais.

Vamos que Vamos com Fé em Deus ! Forte abraço !

Nenhum comentário:

Postar um comentário