sexta-feira, 18 de setembro de 2009

As Mídias Sociais x Marketing Político - CASE OBAMA


Por Jaquelina Nascimento
Ontem à noite tive a oportunidade de assistir a uma palestra sobre Marketing político x Mídias Sociais no Instituto Legislativo Paulista ministrado por profissionais especialistas na área.
Sabemos quais as Mídias 2.0, ou seja, as que pertencem às Redes Sociais, tais como: Orkut, Twitter, Facebook, entre outras. O que mais me chamou a atenção foi sobre a ESTRATÉGIA USADA NA CAMPANHA DO PRESIDENTE BARACK OBAMA à qual irei compartilhar ATRAVÉS DOS TÓPICOS ABAIXO:
1. Time digital- O presidente Barack Obama possuía um time digital de 20 pessoas dedicadas às mídias sociais;
2. Trazer pessoas digitais para campanha;
3. Tornar o conteúdo de campanha e mensagens encontráveis (No lugar e hora certos);
4. Quer eleitores jovens? Vá onde está o mesmo, ou seja, invista em estratégias acessíveis ao mesmo;
5. Seja relevante para seu público, ou seja, específico e trabalhe para todos ao mesmo tempo;
6. Esteja presente em todas as Redes Sociais;
7. Crie comprometimento com os seguidores, ou seja, responda e-mails;
8. Faça um e-mail marketing;
9. Mande SMS com mensagens (celulares);
10. Dê notícias em primeira mão às Redes Sociais, posteriormente às outras mídias;
11. Recomende seguidores fiéis;
12. Seja transparente e alegre com todos a começar pela equipe de trabalho;
13. Não tenha medo de se expor;
14. Mostre CARÁTER HUMANO;
A política não acontece só nas eleições; acontece o tempo todo.

Um comentário:

  1. Olá, não sei se você já leu, mas tem um livro interessantíssimos sobre esse assunto, é do Antonio Graeff Eleições 2.0 - A internet e as mídias sociais no processo eleitoral.
    Estou lendo agora para um trabalho que vou apresentar num congresso de MKT Político. Aliás, se te interessar, o congresso será em Taubaté (SP). O endereço do site é www.unitau.br/politicom

    abs

    ResponderExcluir