sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dia Nacional de Combate ao Câncer-27 de novembro


Por Jaquelina Nascimento

Quando se fala em Câncer lembro de várias situações desagradáveis, pois esta doença que tem alarmado famílias e desestruturado-as através de óbitos que atinge 200 mil pessoas no Brasil e mata 10 milhões de pessoas por ano.

Quando fazia graduação de enfermagem estudei Oncologia e tive a oportunidade de estagiar em um hospital de Câncer.Era inexperiente! Minha primeira paciente( a que está na foto ao lado) tinha aproximadamente 15 anos e era modelo. Estava com leucemia. Perdeu cabelos, emagreceu e a questão motivacional era sempre baixa. De família humilde, minha jovem paciente sofria a questão da saúde pública no país.

Trabalhava além das aplicações de medicamentos, o lado psicológico da paciente, apesar de não fazer psicologia. Tratava-a como se fosse minha filha. Entretanto em um belo dia.....

Mudei de hospital e soube que a mesma tinha falecido....Chorei bastante e me SENTIA IMPOTENTE DIANTE DE UM QUADRO TERMINAL SEM PODER FAZER NADA ALÉM DE MEDICÁ-LA para amenizar seu sofrimento, o de sua mãe e o meu.

Alguns anos depois, minha colega de FÉ por descuido de uma simples PREVENÇÃO ficou com CÂNCER NO COLO DO ÚTERO...Não irei citar nomes por questões éticas.Nesta época estava fazendo estágio de CTI, mas acompanhei este caso de perto.

Foi muito difícil pra todos da FÉ ter acompanhado nossa amiga guerreira indo-se aos poucos, tendo que tomar morfina e ficar dopada por causa da dor e degradação de suas células..Foram noites sem dormir ao lado dela tentando ajuda-la..AI MEU DEUS COMO FOI DIFÍCIL!

Não teve jeito, mais uma perca...

Se eu for contar os casos de minha família, escreverei o GLOBO TERRESTRE TODO, mas quero deixar claro principalmente no dia de hoje é que temos que nos cuidar. Está comprovado que a mágoa, sentimento ruim contra qualquer pessoa, além do sedentarismo e má alimentação são as bases para se contrair esta maldita doença.

VAMOS PREVENIR PARA NÃO TER QUE REMEDIAR!

AMO TODOS VOCÊS!

2 comentários:

  1. Passei por momentos parecidos receitemente com minha tia querida e até hj não entendo o que aconteceu com ela,melhor não aceito .gostaria de intender como que uma doença grave dessa ainda não foi achado a cura,os cientistas podiam conseguir ...Ohomem tem uma facilidade emorme para fazer bombas nucleares ,drogas forte que acabam com tantas famílias,e a cura dessa doença abominável ninguém descobri,somente Deus é quem pode com essa doença...

    ResponderExcluir