quarta-feira, 28 de julho de 2010

Uma conquista de todos: Estatuto do Idoso


Por Jaquelina Nascimento

Você conhece a Lei 10.741 de outubro de 2003? Essa é a Lei do Estatuto do Idoso significa uma Conquista de Todos os Cidadãos.

Uma colega me perguntou o porquê de eu estar lendo o estatuto. Creio que, segundo Karl Marx, “Através do Conhecimento é que virá a Transformação” e ao iniciar a leitura do mesmo minha mente ampliou em termos de informações, tais como:

Você sabia que:

• São reservados 10% dos assentos aos idosos nos veículos de transporte coletivo?;
• E que 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados são destinados aos idosos?;

Se não "partirmos" antes de chegamos à Melhor Idade, com certeza iremos Gozar os Direitos que essa lei proporciona. Ah! O idoso tem direito também à passagem gratuita em viagens em transportes terrestres, ou seja, em ônibus.

Quando eu fazia o colegial e estudava a disciplina de geografia, minha professora dizia que a pirâmide etária ia mudar e que a quantidade de idosos iria aumentar. Hoje é uma realidade e temos que amar, respeitar e ouvir as pessoas que têm mais experiências que nós.

Certa vez fui a um hospital aqui em SP e conheci algumas colegas de profissão (enfermagem) que relataram terem trabalhado em alguns abrigos de idosos onde os mesmos eram maltratados.

Por que as pessoas fazem isso com seres humanos tão fragilizados, muitas vezes estão até em camas e sem mobilidades motoras?

Onde está a humanização e o amor? Vamos fazer nossa parte cuidando com amor de cada ser e fazendo aos outros como gostaríamos que fizessem a nós mesmos.

Meu avô faleceu, mas tenho excelentes lembranças do mesmo: todas as férias quando eu ia ao Piauí, cortava suas unhas... Era muita alegria e me sentia útil, mas o dia dele chegou e não o tenho mais próximo. Pequenos gestos fazem a diferença e nos tornam pessoas melhores que nós mesmos a cada dia.

Vamos fazer nossa parte e obedecer ao que Jesus Cristo nos ensina: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”!

Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário