quinta-feira, 29 de julho de 2010

Você tem dúvidas sobre o Pré-sal?


Por Jaquelina Nascimento

Participei de um debate hoje à noite em Santana de Parnaíba onde as pessoas questionaram sobre o Pré-sal. A mídia sempre enfatiza esse tema, quer seja a impressa, TV ou rádio. Mas afinal o que é o Pré-sal?

De acordo com a enciclopédia Wikipedia, “o termo pré-sal é uma definição geológica que designa uma camada reservatória mais antiga do que a rocha de sal. Já o termo sub-sal, que também é uma definição geológica, significa que a rocha reservatória está abaixo do sal, não necessariamente sendo uma camada mais antiga”.

A zona econômica exclusiva do Brasil no litoral brasileiro contém as reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal. O litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água estão o conjunto de campos petrolíferos do pré-sal.Entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m de sal.

O Pré-sal é o petróleo que pode mudar o Brasil através do investimento em educação. O presidente Lula disse que os frutos do Pré-sal devem beneficiar todo o povo brasileiro e que “não é porque tiramos um bilhete premiado que vamos nos vislumbrar gastando dinheiro que ainda não temos".

Segundo Lula em palestra cedida ao Primeiro Jornal, “o Pré-sal é um passaporte para o futuro”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário