segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Lixo : Coleta Seletiva

Vamos preservar nosso Rio Parnaíba !

Por Jaquelina Nascimento


De acordo com o engenheiro sanitário e ambiental, José Dantas, a coleta seletiva é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito; para se proceder à coleta seletiva, é essencial que o material seja separado e acondicionado de forma correta.

Segundo os cientistas Ribeiro e Besen, a mobilização da sociedade para a separação dos materiais recicláveis na fonte geradora é realizada através de campanhas de sensibilização promovidas junto aos bairros, escolas, comércio e indústrias.

Através da coleta seletiva, de acordo com Ruberg, Aguiar e Philippi Jr., a coleta seletiva pode ser domiciliar (ou porta-a-porta), com os recicláveis separados previamente na residência do gerador do resíduo ou por entrega voluntária, na qual conjuntos de containers (postos de entrega voluntária ou local de entrega voluntária) são instalados em locais estratégicos.

Pereira Neto, cientista enfatizou que, com o hábito da coleta seletiva do lixo há uma melhora na limpeza urbana, diminuição do acúmulo de lixo a ser despejado nos aterros sanitários e uma maior geração de renda através da comercialização dos recicláveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário