segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Por que entender Teoria Geral do Estado?

Jaquelina Nascimento em Brasília

Por Jaquelina Nascimento

Estudar os fenômenos do Estado, desde sua formação, origem, estrutura, funcionamento e finalidade, sendo o principal objeto o fato político supremo é o que enfatiza a Teoria Geral do Estado.

Segundo filósofo Kant, o estado deve limitar-se a proteção de direitos e promover um contexto legal no qual existirá o bem, respeito às pessoas e proteção dos direitos.

Fico a analisar sobre o que o filósofo escreveu nos séculos passados no que diz respeito à proteção dos direitos e respeito , pois será que estamos tendo a praticidade por parte do Estado, municípios do Brasil e país em relação aos direitos dos cidadãos?

Onde está o respeito às pessoas se ao andarmos em certos locais em nosso município, estado e país, vemos falta de condições básicas que o ser humano necessita, a exemplo de saneamentos, escolas de qualidade, saúde pública eficaz, pois há certos hospitais que mais parecem campos de concentrações, ou seja, há pessoas pelos corredores sofrendo... E se fosse o pai, mãe ou parente de algum parlamentar que precisasse do serviço público, será que a saúde pública continuaria assim?

Jaquelina Nascimento
Se Kant fosse vivo eu iria questionar com o mesmo sobre também a proteção dos direitos. Que proteção? Que direitos? Que bem comum? Há uma indignação por parte da população como um todo.


Às vezes fico pensando o porquê algumas pessoas querem galgar carreira pública, se o significado é servidor do povo. De que povo? O egoísmo reina em meio a tanta catástrofe social.

De acordo com Marx Weber, o Estado é responsável pela organização e controle social, pois é o detentor do monopólio de uso da força (coerção-legal). E hoje, será que há essa organização e controle social?

Amigos, temos que ser politicamente esclarecidos em relação aos nossos direitos e deveres enquanto cidadãos, principalmente para colocarmos em prática o que Rousseau afirmou que o Estado tem que atender ao bem comum e o governo tem que ter o controle, não de seus interesses, mas do bem comum.

Será que alguns parlamentares, homens e mulheres públicas esqueceram o que significa o bem comum?
O que posso dizer diante de tais questionamentos? VAMOS QUE VAMOS COM FÉ EM DEUS! VAMOS EM FRENTE!

Forte abraço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário